Redes na educação a distância: um estudo sobre as práticas do curso piloto de Administração

Autores

  • Lilian Ferrugini Instituto Federal de Educação de Minas Gerais
  • Donizeti Leandro de Souza Instituto Federal de Educação de Minas Gerais
  • Raphael de Morais Universidade Federal de Lavras
  • Cleber Carvalho de Castro Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.001.0004

Palavras-chave:

Redes Interorganizacionais, Educação a Distância, Curso Piloto de Administração

Resumo

Esse estudo buscou identificar, na percepção dos coordenadores do curso de Administração a distância (piloto) do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB), como se deu a interação/relacionamento entre as universidades participantes, quais as dificuldades enfrentadas pelos coordenadores e os possíveis benefícios que foram obtidos pelos egressos, permitindo identificar a repercussão dessa rede para a dinamização da Educação a Distância. Identificou-se que a rede formada entre as universidades foi eficiente na troca de conhecimento e experiências diversas o que garantiu o alcance dos objetivos da UAB, seja de capacitação dos alunos, seja na ampliação do acesso aos cursos superiores a distância.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lilian Ferrugini, Instituto Federal de Educação de Minas Gerais

Professora do Instituto Federal do Sul de Minas Gerais; Doutoranda e Mestra em Administração (Estratégia, Marketing e Inovação) pela Universidade Federal de Lavras - MG. MBA em Finanças - Universidade Federal de Juiz de Fora (2006) Graduada em Administração pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2006). Possui também experiência na área acadêmica de Administração na modalidade a distância.

Donizeti Leandro de Souza, Instituto Federal de Educação de Minas Gerais

Professor no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais - Câmpus avançado Três Corações. Doutorando e mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras na área de Gestão estratégica, Marketing e Inovação e integrante do grupo de estudos em Redes, Estratégia e Inovação GEREI/UFLA. Especialista em Gestão de pessoas (UNIFEI), especialista em Gestão Executiva de Negócios (PUC MINAS) e graduado em Administração de empresas com ênfase em Gestão de negócios (UNIVAS). Possui experiência como docente na área administrativa (nível técnico e superior), programa de estágio e educação a distância. Atualmente desenvolve estudos na área de aprendizagem organizacional, gestão do conhecimento com foco em gestão de competências e inovação.

Raphael de Morais, Universidade Federal de Lavras

Graduando em Administração Pública pela Universidade Federal de Lavras, pesquisador bolsista de iniciação científica da FAPEMIG no Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI).

Cleber Carvalho de Castro, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Lavras (1995), mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2006). Foi coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras (PPGA/UFLA) no período de 2008 a 2010, Pró-Reitor Adjunto de Pós-Graduação em 2011 e Coordenador de Projetos do Centro de Educação a Distância (CEAD) no período de 2011 a 2012, além de ter atuado como professor em diversas instituições no Paraná (Unioeste, Univel, Unipar e Unifoz) e Rio Grande do Sul (Unisinos) e coordenador do Curso de Administração na Univel por 3 anos. Atualmente é professor Associado da Universidade Federal de Lavras, líder do Grupo de Estudos em Redes, Estratégia e Inovação (GEREI), cadastrado no diretório do CNPq, orientador de Mestrado e Doutorado em Administração, pesquisador da FAPEMIG e CAPES (Líder do Projeto Pró-Administração que envolve quatro instituições), Líder do Tema Inovação, Cooperação e Redes Organizacionais da Divisão de Gestão de Ciência, Tecnologia e Inovação da ANPAD, Coordenador Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB), consultor ad hoc para Avaliação Institucional e de Cursos Superiores do Ministério da Educação e é Coordenador Geral do Colóquio de Redes, Estratégia e Inovação desde sua primeira edição em 2010 e do Workshop de Redes, Estratégia e Inovação desde sua primeira edição em 2013. Tem experiência como professor, pesquisador, gestor educacional e consultor na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Redes de organizações, Aglomerados produtivos, Ensino de Administração, Agronegócio e Gestão da tecnologia e inovação.

Downloads

Publicado

2015-10-14