Impactos do fenômeno da ancoragem na percepção de preços pelo consumidor: um estudo de campo

Autores

  • José G Lupoli Junior Universidade de São Paulo
  • Emílio Spindola Mauriz Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.001.0001

Palavras-chave:

Decisão de Compra, Ancoragem, Setor de Varejo, Percepção de Preços, Comportamento do consumidor

Resumo

O estudo buscou identificar o impacto do ambiente ou o setor de comércio de uma loja varejista na avaliação e no julgamento de consumidores. De uma forma específica, o trabalho se propôs a identificar o quanto indivíduos, durante um processo de compras em lojas, pertencentes aos modelos de supermercados e/ou de drogarias, referenciam-se em tais modelos para estimar os preços de dois produtos, comumente comercializados por ambos os tipos de lojas. A análise estatística dos dados, obtidos em pesquisa de campo, mostrou que o setor de negócios gera o efeito de ancoragem na percepção de preços do consumidor, fazendo com que produtos iguais sejam vistos como possuindo valores diferentes pelos indivíduos da amostra. Os resultados também mostraram que fatores como o ambiente e o ramo de atividade da loja alteram a propensão de compra desse indivíduo, enviesando sua análise de custo e benefício. Além das contribuições acadêmicas, este trabalho sugere que estratégias focadas no ponto de vendas podem surtir efeitos positivos para maior rentabilidade de lojas.

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Biografia do Autor

José G Lupoli Junior, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Formação de Oficiais Intendentes pela Academia da Força Aérea (1985), mestrado em Administração pela Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contablidade - USP (2006). Atualmente é professor de Marketing da EACH/USP, consultor senior e diretor da empresa Lupoli Jr. & Consultores Associados, dedicada a projetos de consultoria e treinamento para organizações públicas e privadas nas áreas de: gestão, estratégia competitiva e marketing estratégico. É consultor e professor da Fundação Instituto de Administração (FIA) e da Fundação Dom Cabral. Atua como consultor do Programa de Administração de Varejo (PROVAR/FIA), além de coordenar o Grupo de Estudos em Mercado de Consumo (GEMEC), filiado à Universidade de São Paulo (USP). É Tenente-Coronel da reserva da Força Aérea Brasileira, onde atuou na área de logística aeronáutica por mais de 20 anos, gerenciando o suporte logístico e de manutenção das diversas aeronaves da Força. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em estratégia e marketing, atuando principalmente com os seguintes temas: estratégia, competitividade, planejamento, gestão organizacional e varejo.

Emílio Spindola Mauriz, Universidade de São Paulo

Graduado em Marketing pela Universidade de São Paulo

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Publicado

2015-10-14