Impactos do fenômeno da ancoragem na percepção de preços pelo consumidor: um estudo de campo
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2015.001.0001Palavras-chave:
Decisão de Compra, Ancoragem, Setor de Varejo, Percepção de Preços, Comportamento do consumidorResumo
O estudo buscou identificar o impacto do ambiente ou o setor de comércio de uma loja varejista na avaliação e no julgamento de consumidores. De uma forma específica, o trabalho se propôs a identificar o quanto indivíduos, durante um processo de compras em lojas, pertencentes aos modelos de supermercados e/ou de drogarias, referenciam-se em tais modelos para estimar os preços de dois produtos, comumente comercializados por ambos os tipos de lojas. A análise estatística dos dados, obtidos em pesquisa de campo, mostrou que o setor de negócios gera o efeito de ancoragem na percepção de preços do consumidor, fazendo com que produtos iguais sejam vistos como possuindo valores diferentes pelos indivíduos da amostra. Os resultados também mostraram que fatores como o ambiente e o ramo de atividade da loja alteram a propensão de compra desse indivíduo, enviesando sua análise de custo e benefício. Além das contribuições acadêmicas, este trabalho sugere que estratégias focadas no ponto de vendas podem surtir efeitos positivos para maior rentabilidade de lojas.Downloads
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