Lean Startup e Canvas: uma proposta de metodologia para startups

Autores

  • Felipe Bruno Souza Nardes Centro Universitário IESB
  • Roberto Campos da Rocha Miranda Centro Universitário IESB

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0015

Palavras-chave:

Empreendedorismo, Startups, Lean Startup, Canvas, Modelos de Negócio

Resumo

Apresenta o uso da metodologia Lean Startup e da modelagem de negócios, por meio da ferramenta Canvas, em empresas nascentes, denominadas startups. Trata-se de uma nova forma de empreender, em que se verifica a prevalência da experimentação em oposição ao planejamento minucioso. Atualmente, alguns estudiosos e empreendedores defendem a ideia de que não é possível abordar de maneira tradicional, com o auxílio de um plano de negócios, a criação de startups. Por meio de pesquisa bibliográfica sobre o tema, o presente trabalho apresentou de que forma a metodologia Lean Startup consegue lidar melhor com o dinamismo e incertezas presentes na criação e desenvolvimento de uma startup do que a abordagem tradicional, que sustenta a confecção de um plano de negócio. Entretanto, a título comparativo, também foram abordadas nesse estudo as principais características de um plano de negócios, examinando os prós e contras dessa ferramenta. Como resultado, buscou-se contribuir para o sucesso dos empreendedores envolvidos com startups.

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Biografia do Autor

Roberto Campos da Rocha Miranda, Centro Universitário IESB

Graduado em Administração Postal pela Escola Superior de Administração Postal (1986), Bacharel em Administração - com habilitação pública e privada - pela União Pioneira de Integração Social (1993), Especialista em Gestão de Pessoas no Setor público pela Universidade Cândido Mendes (2011), Mestre em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1999) e Doutor em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (2004). É professor do Instituto de Educação Superior de Brasília e Analista Legislativo da Câmara dos Deputados na área de Recursos Humanos, atuando na Coordenação de Pós-Graduação como pesquisador. É professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Formação, Aperfeiçoamento e Treinamento - Cefor, da Câmara dos Deputados, atuando nos cursos de especialização e no Mestrado Profissional em Poder Legislativo. Participou como consultor e coodenador de Projetos no(a) Ministério das Comunicações, ECT, IBICT, UPU, UPAEP, CNI, CLDF e IESB. Tem experiência nas áreas de Administração e Ciência da Informação, com ênfase em Gestão da Informação e do Conhecimento e foco em gestão, tecnologia e pessoas, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão do conhecimento, gerenciamento da informação, gestão do conhecimento estratégico, gestão estratégica, gestão de pessoas, organização, sistemas e métodos, inteligência competitiva, tecnologias da informação e aprendizagem organizacional.

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Publicado

2014-11-15