A percepção de oportunidades no contexto do empreendedorismo social

Autores

  • Antonia Lais Leal Universidade Estadual do Ceará
  • Ana Augusta Ferreira de Freitas Universidade Estadual do Ceará
  • Soraya Coelho Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0014

Palavras-chave:

Oportunidade, Empreendedorismo Social, Estudo de Caso

Resumo

A literatura aponta a existência de dois tipos de empreendedorismo: o empreendedorismo comercial e o empreendedorismo social, cuja meta principal é alterar a realidade social seja pela existência de uma missão ou pela percepção de barreiras de entrada para o acesso a determinados mercados sociais. Nos estudos sobre o empreendedorismo comercial, a oportunidade é visualizada como uma possibilidade de se atender com sucesso necessidades insatisfeitas suficientemente grandes, o que resulta em lucro para o empreendedor. Já para o empreendedorismo social, a percepção de oportunidades não é de fácil compreensão, pois foge do tradicional sistema de exploração de oportunidades que tem por objetivo final a mera obtenção de lucros. Ao considerar o impacto das atividades de natureza social e as crescentes transformações que esse tipo de atividade sofreu nos últimos anos, sugere-se que essas aproximam-se do empreendedorismo. Partindo desse pressuposto, o objetivo desse estudo é compreender como as oportunidades são percebidas e exploradas na conjuntura do empreendedorismo social, visando responder a seguinte pergunta: de que forma essas oportunidades são percebidas dentro do contexto do empreendedorismo social? Para dar conta dessa temática, além do levantamento bibliográfico empreendido para o referencial teórico, um estudo de caso foi conduzido junto a um empreendimento social previamente escolhido por suas características, que se encaixava nos moldes estabelecidos pela bibliografia consultada. Foram realizadas entrevistas com o empreendedor social e alguns dos beneficiários dessa prática.

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Biografia do Autor

Antonia Lais Leal, Universidade Estadual do Ceará

Mestre em Administração e pós-graduada em Docência do Ensino Superior. Possui experiência nas áreas de Empreendedorismo, Empreendedorismo Social e Internacionalização de Empresas.

Ana Augusta Ferreira de Freitas, Universidade Estadual do Ceará

Pós-Doutorado em Administração (EBAPE-FGV, 2011), Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção (UFSC, 1995 e UFSC, 2000) e Graduação em Engenheira Civil (UFC, 1992). Professora Titular da Universidade Estadual do Ceará e membro do corpo permanente do Mestrado Acadêmico em Administração (CMAAd/UECE). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, Empreendedorismo e Inovação. Membro do Câmara Superior de Pesquisa da UECE.

Soraya Coelho, Universidade Estadual do Ceará

Emmanuelle Soraya é aluna de Administração de Empresas na Universidade Estadual do Ceará - UECE.

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Publicado

2014-11-15