Risco e transparência no Brasil: um estudo sobre o gerenciamento de resultados

Autores

  • Leandro de Carvalho Alves Universidade Federal de Uberlândia
  • Fabiolla Valeria Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Maciel Peixoto Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0012

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Transparência, Risco, Gerenciamento de Resultados

Resumo

Dentre os mecanismos de Governança Corporativa propostos pela Teoria de Agência, a transparência é aquela que proporciona a redução da assimetria de informações entre gestores e investidores. Este artigo buscou verificar qual a relação existente entre o nível de transparência e o risco das empresas não-financeiras negociadas na BM&FBovespa no período de 2003 a 2012. A dimensão transparência foi medida por meio das variáveis de gerenciamento de resultados (Earnings Management) propostas por Leuz, Nanda e Wysocki (2003) e o aspecto risco foi representado pelo Beta do CAPM (Capital Assets Pricing Model) e pelo Custo Médio Ponderado de Capital (WACC), conforme estudo de Lameira (2012). Como principais resultados, obteve-se uma relação significativa e positiva entre transparência e beta (proxy para o custo do capital próprio) e uma associação significativa e negativa entre transparência e WACC (proxy para o risco da estrutura interna de capital da empresa). Assim infere-se que uma maior qualidade da governança corporativa pode resultar no aumento do custo do capital próprio e, em contrapartida, na redução do custo de capital de terceiros, de tal forma que o custo médio ponderado de capital da firma seja reduzido.

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Biografia do Autor

Leandro de Carvalho Alves, Universidade Federal de Uberlândia

Com vivência internacional na Inglaterra e na Espanha, possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2005) e MBA em Finanças e Estratégias Empresariais pela UFU (2008) e Mestrado em Administração pela UFU (2014). Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Geral e de Operações, tendo atuado em empresas de Pequeno e Grande porte de Varejo (online e offline) e Atacado. Atualmente é Gerente de Experiência de Compras do eFacil.com.br (Martins Comércio e Serviços de Distribuição S.A), Professor na UNIPAC e Coordenado do Curso de Administração da UNIESSA.

Fabiolla Valeria Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia. Graduada em Agronomia e em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia. Experiência profissional na área de financeira, rotinas contábeis e fiscais.

Fernanda Maciel Peixoto, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisas em Administração da Universidade Federal de Minas Gerais (2012), com período sanduíche no Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2005), Graduada em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia (2002). Professora Adjunta na Faculdade de Gestão e Negócios da Universidade Federal de Uberlândia, na área de Finanças. Professora do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da FAGEN/UFU, na Linha Finanças e Controladoria. Áreas de interesse: governança corporativa, finanças comportamentais, análise de investimentos, planejamento financeiro.

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Publicado

2014-11-15