Recursos e capacidades de inovação como fonte de vantagem competitiva no mercado brasileiro de alimentos industrializados
DOI:
https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0009Palavras-chave:
Inovação, Vantagem Competitiva, Recursos, Setor AlimentícioResumo
Este estudo objetivou identificar do ponto de vista da VBR, os recursos e capacidades da organização que a área de inovação entende serem fontes de vantagem competitiva sustentável no mercado de alimentos industrializados brasileiro. Fundamentado em pesquisa qualitativa exploratória, um roteiro de entrevista semiestruturado foi aplicado a gestores da área de inovação de três empresas distintas. Os resultados mostram através do modelo VRIO, que reputação, marca, cultura organizacional e processo de inovação, são os únicos recursos considerados pelos entrevistados como valiosos, raros, difíceis de imitar e exploráveis pela organização. Conclui-se que os recursos classificados como organizacionais são os mais importantes para promover a vantagem competitiva sustentável.Downloads
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