Recursos e capacidades de inovação como fonte de vantagem competitiva no mercado brasileiro de alimentos industrializados

Autores

  • Carlos Vinnícius Silva Universidade Presbiteriana Mackenzie

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0009

Palavras-chave:

Inovação, Vantagem Competitiva, Recursos, Setor Alimentício

Resumo

Este estudo objetivou identificar do ponto de vista da VBR, os recursos e capacidades da organização que a área de inovação entende serem fontes de vantagem competitiva sustentável no mercado de alimentos industrializados brasileiro. Fundamentado em pesquisa qualitativa exploratória, um roteiro de entrevista semiestruturado foi aplicado a gestores da área de inovação de três empresas distintas. Os resultados mostram através do modelo VRIO, que reputação, marca, cultura organizacional e processo de inovação, são os únicos recursos considerados pelos entrevistados como valiosos, raros, difíceis de imitar e exploráveis pela organização. Conclui-se que os recursos classificados como organizacionais são os mais importantes para promover a vantagem competitiva sustentável.

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Biografia do Autor

Carlos Vinnícius Silva, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Mestrando em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós graduado (MBA) em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas em Outubro de 2012. Graduado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Pontifícia de Goiás em Março de 2005, quando foi aluno de iniciação científica (bolsista do CNPq). Tem experiência em empresas multinacionais nas áreas de produção, pesquisa e desenvolvimento e vendas técnicas.

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Publicado

2014-11-15