Análise de um aglomerado no setor sucroenergético: estudo de caso na microrregião de Assis (SP)

Autores

  • Edenis César de Oliveira Faculdade de Ciências Gerenciais
  • Marcos Antonio Gaspar Universidade Nove de Julho
  • José Luiz Nunes Fernandes Universidade Federal do Pará
  • José Ribamar Tomaz da Silva Filho Universidade Estadual de Roraima

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0008

Palavras-chave:

Rede de Negócios, Rede de Negócios Agropecuários, Setor Sucroenergético, Estratégia.

Resumo

O setor sucroenergético brasileiro tem assumido papel de destaque na economia nacional nas últimas décadas, tornando-se um importante gerador de riquezas para o país. Não obstante, o fenômeno das redes de negócios formadas por empresas e organizações visando assim a instituição de estratégias de maior sucesso competitivo também tem recebido maior atenção nos últimos anos. A partir da intersecção destas duas temáticas, o presente estudo tem como objetivo analisar o aglomerado de empresas e organizações atuantes no setor sucroenergético na microrregião geográfica de Assis (Estado de São Paulo), a partir dos fundamentos propostos no modelo teórico de Zaccarelli et al. (2008), buscando-se assim evidenciar os fundamentos que mais se destacam. Para tanto, foi desenvolvido um estudo descritivo de natureza qualitativa. Aplicou-se questionário estruturado para gestores de doze organizações que compõem o aglomerado analisado. Como resultado, foi possível verificar que cinco dos dez fundamentos analisados no instrumento de pesquisa demonstraram-se mais importantes, segundo os respondentes da pesquisa, quais sejam: fidelização, inovação, estratégia de grupo, compra direta e aperfeiçoamento. A partir da relevância verificada nos resultados dos fundamentos indicados como prioritários, com destaque para a ‘fidelização’, é possível afirmar a existência de uma rede de empresas atuante no setor sucroenergético na região analisada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Edenis César de Oliveira, Faculdade de Ciências Gerenciais

Graduação em Administração pelo Centro Universitário Euripedes de Marília (1998). Especialização em Gestão Empresarial pela mesma instituição (2001). Especialização em Administração Hospitalar pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo - FCMSCSP (2010). Mestrado em Geografia Humana pela FCT/Unesp, campus de Presidente Prudente (Linha de Pesquisa: Dinâmica e Gestão Ambiental) (2009), Doutor em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (PPGA-USCS - Capes 5) na Linha de Pesquisa 1 -Gestão e Regionalidade [Gestão para o Desenvolvimento Sustentável], concluído em 2015]. Diretor Acadêmico das Faculdades Gammon, mantida pela Fundação Gammon de Ensino (FUNGE - Paraguaçu Paulista/SP). Membro da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). Membro do Academy of Management (AoM). Parecerista da SOBER e do SIMPEP - Simpósio de Engenharia de Produção (FEB/UNESP Campus Bauru).

Marcos Antonio Gaspar, Universidade Nove de Julho

Doutor em Administração pela USP, mestre em Administração com ênfase em Estratégia pela Universidade Cidade de São Paulo, mestre em Administração com ênfase em Marketing pela UniSant'Anna, especialista em Análise e Projeto de Sistemas pela Universidade Paulista e bacharel em Administração de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como docente permanente do Programa de Pós-graduação em Informática e Gestão do Conhecimento (Mestrado e Doutorado) da Universidade Nove de Julho. Pesquisador de temas relacionados à Tecnologia de Informação e Comunicação, Gestão do Conhecimento, Estratégia e Marketing.

José Luiz Nunes Fernandes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, especialista em Contabilidade Empresarial FEA/USP e mestrado em CIÊNCIAS CONTÁBEIS pela FACULDADE DE ECONOMIA,ADMINISTRAÇÃO E CONTABILIDADE DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (1998). Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará, professor convidado da USCS SP, Professor da Universidade da Amazônia, Professor da FAP Estácio (PA), consultor do Ministério da Educação na área da Contabilidade, perito contador da Justiça Federal em Belém PA. Membro do Conselho Editorial das Revistas:Revista Brasileira de Contabilidade, RACEF e SODEBRAS.Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: custos , custeio variável, controladoria, comissões, bancas, perícias, contabilidade, tributos e orçamento, rede de negócios e relacionamentos interorganizacionais.

José Ribamar Tomaz da Silva Filho, Universidade Estadual de Roraima

Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.

Downloads

Publicado

2014-11-15