Capital social como ferramenta para desenvolvimento turístico: uma discussão conceitual

Autores

  • Laura Almeida Calasans Universidade Federal de Sergipe
  • Wlademyr Menezes Alves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0006

Palavras-chave:

Capital Social, Desenvolvimento Local, Desenvolvimento Turístico, Turismo.

Resumo

Este artigo tem como objetivo realizar uma discussão conceitual acerca da abordagem do capital social como contribuição para o desenvolvimento da atividade turística local, de forma a compreender seu significado, sua base de construção sob a visão de vários autores, assim como a importância do capital social para o desenvolvimento do turismo uma determinada localidade. O capital social é concebido através das relações sociais, com valores baseados em confiança, cooperação, compromisso e uma participação política mais efetiva que podem ser importantes ferramentas no planejamento de ações turísticas do desenvolvimento local. Observa-se no artigo que a crise econômica, através do processo de globalização e da lógica do capitalismo do paradigma atual fez com que a população se mobilizasse para ações coletivas em parceria com poder público e privado, não mais sendo mera espectadora e sim participante do seu próprio desenvolvimento. Neste sentido, a pesquisa se embasou em fontes bibliográficas especializadas sobre a temática, no intento de trazer à reflexão o tema Capital Social e, por conseguinte, direcionar sua ação prática relacionada às áreas do Turismo e do Desenvolvimento Local. É do global que nasce o agir local, estabelecendo laços afetivos, de confiança, entre os atores envolvidos, elementos esses fundamentais para que o turismo alcance ações sustentáveis em seus destinos que permitem construir valores agregados a uma sociedade de princípios e objetivos comuns e mais sustentáveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Laura Almeida Calasans, Universidade Federal de Sergipe

Graduada Bacharel em Turismo pela Universidade Tiradentes . Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe. Professora Auxiliar da Universidade Federal de Sergipe na área de ensino de Turismo e Meio Ambiente. Coordenadora do projeto de extensão MAIS TURISMO - Meio Ambiente e Inclusão Social no Turismo. Tem experiência na área de Docência Superior, Educação, Turismo e Projetos em Educação Ambiental. Lecionou nas instituições Senac, Senai, Ong CIEDS, Universidade Federal de Sergipe, Programa de educação à distância do Ministério da Educação - E-Tec Sergipe e Faculdade Serigy. Membro do Núcleo Docente Estruturado - NDE do curso de Turismo. Doutoranda em Arqueologia.

Wlademyr Menezes Alves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui especialização em Tecnologias em Educação pela PUC-Rio (2010) e graduação em Letras Português-Inglês pela Universidade Federal de Sergipe (2005). Atualmente é professor da Secretaria de Estado da Educação (SEED/SE) e Instituto Federal de Sergipe (IFS). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Tecnologia Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: formação continuada, tecnologia educacional, língua inglesa metodologia do ensino de língua inglesa e abordagem comunicativa.

Downloads

Publicado

2014-11-15