Principais abordagens teórico-metodológicas sobre a teoria do comportamento: do positivismo ao pós-modernismo

Autores

  • Joao Paulo Ciribeli Faculdade Governador Ozanam Coelho
  • Wesley de Almeida Mendes Faculdade Governador Ozanam Coelho

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0002

Palavras-chave:

Modernismo, Pós-modernismo, Estruturalismo, Comportamento do consumidor, Positivismo

Resumo

O artigo buscou identificar as principais correntes teórico-metodológicas que contribuíram para o avanço e o entendimento do comportamento do consumidor, bem como aferir suas nuanças, distinções e semelhanças. Quanto à metodologia, o estudo consiste num ensaio teórico, o que nos remete à revisão bibliográfica, onde pode-se confrontar as ideias dos principais autores que discorrem na área, assim como analisar, de forma didática suas arquições. Sobre os resultados, verificou-se que três modelos contribuição de forma mais substancial ao entendimento do comportamento do consumidor: modernismo, estruturalismo e pós-modernismo. Pode-se constatar também que estes modelos podem ser agrupadas em duas abordagens, a quantitativa e a qualitativa, o que ocasionou, a posteriori, a híbrida. O modernismo, em sua abordagem quantitativa, buscava compreender o comportamento do consumidor de forma objetiva. Apesar de sua orientação quantitativa o estruturalismo, diferentemente do modernismo, buscava conhecer as estruturas dos fatos e objetos observados - tentava extrair a essência da realidade. Com vistas a identificar a estrutura, os padrões e os vícios de comportamento esta abordagem contribui na medida em que não se atenta ao que, como e quando se consome, mas às relações entre os objetos - considerava por tanto o ambiente no qual o consumidor está inserido. Embora o estruturalismo buscasse a simplificação dos fatos por meio da eliminação do que é superficial, pouca aplicabilidade teve este modelo, devido a dificuldade em se chegar à essência dos fatos. Já o pós-modernismo apresenta uma abordagem qualitativa, onde as experiências, as crenças, os valores e a carga simbólica do comportamento do indivíduo passam a preponderar sobre a análise das massas.

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Biografia do Autor

Joao Paulo Ciribeli, Faculdade Governador Ozanam Coelho

Doutor em Administração pela Universidade Nacional de Misiones - UNAM (Argentina), Mestre em Gestão de Empresas pela Universidade de Évora (Portugal) Especialista em Gestão da Informação no Agronegócio pela UFJF (Brasil) e Graduado em Administração com Habilitação em Adm. de Cooperativas pela UFV (Brasil). Atualmente é professor da Faculdade Governador Ozanam Coelho FAGOC e Gestor Municipal de Convênios - GMC da Prefeitura Municipal de Guiricema.

Wesley de Almeida Mendes, Faculdade Governador Ozanam Coelho

Mestrando em Administração pela Universidade Federal de Viçosa. Bacharel em Administração pela Faculdade Governador Ozanam Coelho. Possui experiência em pesquisas do comportamento do consumidor e, atualmente, realiza pesquisas referentes à Administração Pública e qualidade de vida. Membro do Grupo de Estudos Administração Pública e Gestão Social (APGS). Foi Técnico em Segurança do Trabalho no Centro de Referencia em Saúde do Trabalhador (CEREST), da Prefeitura Municipal de Ubá e exerceu a função de Auxiliar Administrativo no Serviço Social da Indústria de Ubá (SESI - FIEMG).

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Publicado

2014-11-15