Produção científica sobre cultura organizacional: uma análise das publicações brasileiras, 2008-2011

Autores

  • Ítalo de Paula Casemiro Universidade Federal de Rondônia
  • Angelina Maria de Oliveira Licorio Universidade Federal de Rondônia
  • Osmar Siena Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.003.0001

Palavras-chave:

Cultura Organizacional, Produção Científica, SPELL

Resumo

Este estudo tem por objeto a análise da produção científica brasileira sobre cultura organizacional. Trata-se de levantamento, por meio de técnicas bibliométricas, de artigos publicados sobre cultura organizacional de 2008 a 2011, disponibilizada no Portal Scientific Periodicals Eletronic Library - SPELL. Dos 6568 artigos em língua portuguesa disponíveis no Portal SPELL, 50 são sobre cultura organizacional. Foram encontrados artigos de 26 periódicos, sendo que, 6 deles concentravam 48% da produção, assim distribuídos: Revista de Administração Pública (10%), Revista Eletrônica de Ciência Administrativa (10%), Revista de Administração da UNIMEP (8%), Revista de Administração Mackenzie (8%), Revista de Administração da UFSM (6%) e a Revista Alcance (6%). Entre os temas abordados com maior frequência destacam-se: cultura nacional, mudança organizacional e aprendizagem organizacional. A ampla maioria dos autores possui formação em Administração e estão vinculados às universidades. A pesquisa foi exploratória, com método qualitativo, por meio de análise documental, no primeiro momento e descritiva, com método quantitativo, num segundo momento. A análise considerou número de artigos, autores, temas, metodologia, instrumentos de coleta de dados, populações alvo e área de formação dos autores. Os trabalhos estão voltados tanto para subsidiar intervenções como para impulsionar o desenvolvimento teórico da área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo de Paula Casemiro, Universidade Federal de Rondônia

Mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração da Universidade Federal de Rondônia - UNIR (2014). Bacharel em Administração de Empresas com Ênfase em Análise de Sistemas pelo Instituto de Ensino Superior do Acre - IESACRE (2011). Atualmente é Pós-Graduando em Gestão da Segurança Alimentar e Qualidade Nutricional pelo Instituto Federal do Rio de Janeiro - IFRJ e graduando do curso de bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Angelina Maria de Oliveira Licorio, Universidade Federal de Rondônia

Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Rondônia (2014) e Mestrado em Direito pela Universidade de Marília (2000), graduação em Direito pela Faculdade de Direito da Alta Paulista (1983) e em Administração pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administração de Tupã (1998). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Público e Ciência Política, e na área de Administração, com ênfase em Gestão de Pessoas, Empreendedorismo. Atualmente é professora em cursos de graduação e pós-graduação lato sensu.

Osmar Siena, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Engenharia de Produção (2002) e Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1993), Brasil (BR). Graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (1980), Brasil (BR). É professor de carreira da Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Brasil, desde 1983, atualmente na Classe Associado, atuando como docente e pesquisador do Curso de Graduação e de Mestrado em Administração, com foco nas temáticas: Inovação e Sustentabilidade, Indicadores de Sustentabilidade, Métodos de Pesquisa em Administração.. Na atividade docente atua nas disciplinas: Metodologia da Pesquisa em Administração, Indicadores de Desenvolvimento Sustentável e Inovação e Sustentabilidade. Nos últimos anos desenvolveu e coordenou projetos de pesquisa sobre: indicadores de sustentabilidade, sustentabilidade dos produtos florestais não madeiráveis do Estado de Rondônia (BR) e Indicadores de Desenvolvimento Sustentável no âmbito municipal. Possui publicações em periódicos de reconhecida qualidade, voltadas para a discussão de indicadores de sustentabilidade, ambientalismo na Amazônia, Unidades de Conservação na Amazônia e Produtos Florestais Não Madeiráveis. Tem experiência na área de Gestão Acadêmica e Administrativa. Na Universidade Federal de Rondônia UNIR (BR) já exerceu as funções de: Coordenador do Mestrado em Administração (2010 a 2012); Pró-Reitor de Graduação (1986-1988), Diretor de Unidade Acadêmica (1988-1989); Pró-Reitor de Planejamento (1994; 2003-2006) e Reitor da Universidade Federal de Rondônia (UNIR - Brasil) (1994-1998). Atualmente exerce a Função de Pró-Reitor de Planejamento.

Downloads

Publicado

2014-11-15