Participação digital e governo eletrônico: abertura para qual cidadania?

Autores

  • Maria Ângela da Costa Lino Franco Sampaio Universidade Federal da Bahia
  • José Antônio Gomes de Pinho Universidade Federal da Bahia
  • Ernani Marques dos Santos Universidade Federal da Bahia
  • Milton Correia Sampaio Filho Universidade Salvador

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.002.0016

Palavras-chave:

Participação Digital, Governo Eletrônico, Cidadania

Resumo

Os processos de governo eletrônico via websites foram criados para oferecer serviços públicos, estabelecer relacionamento, prover recursos de conhecimento (informação e serviços) aos usuários (stakeholders), particularmente cidadãos, empresas e outros órgãos governamentais, atendendo, suas necessidades internas e externas. A participação digital nesse processo é de extrema importância, porém tema ainda pouco estudado. No contexto descrito nesse trabalho pretendeu-se iniciar um estudo sobre a influência da participação digital num clássico problema de filosofia política, a cidadania. Essa cidadania digital pode ser ampliada na prática de um governo eletrônico que promova governança eletrônica com foco na utilização das facilidades dessas novas TICs, aplicadas ao amplo arcabouço das funções de governo na busca de uma melhor atuação política e social, a qual não trata apenas de disponibilizar serviços on-line ou buscar uma melhor administração pública, mas vislumbra o incremento da participação da sociedade na arena decisória e no controle das ações governamentais. O trabalho, a partir de uma revisão teórica sobre os tópicos relacionados e dados empíricos de pesquisa governamental, teve como objetivo analisar a existência e importância da participação digital como forma efetiva da utilização dos serviços de governo eletrônico, ampliação da participação cidadã e o consequente exercício da cidadania digital. Um debate que traz à discussão a importância da participação digital cidadã como catalizador da prática da cidadania digital.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ângela da Costa Lino Franco Sampaio, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBA, Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2001), possui especialização em Marketing pela Universidade Salvador - UNIFACS (1999), graduação em Administração de Empresas pela Universidade Salvador - UNIFACS (1983) e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Veiga de Almeida (1992). Atualmente integra o Núcleo de Pesquisa em Internet, Democracia, Estado e Sociedade da Universidade Federal da Bahia e é Membro do Conselho Consultivo da Sell2Brazil, uma empresa internacional de consultoria em gestão associada a Federation of Brazilian Marketing & Sales Associations.

José Antônio Gomes de Pinho, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Engenharia pela UNESP (1973), mestrado em Planejamento Urbano e Regional pela COPPE-UFRJ (1978) e doutorado em Regional Planning pela LSE- University of London (1986). ProfessorTitular da Universidade Federal da Bahia. Editor da revista Organizações & Sociiedade (O&S) de 1997 a 2013. Leciona na área de Ciência Política, com ênfase em Estado e Sociedade. Tem realizado pesquisa nas áreas de governo eletrônico, democracia digital, sociedade da informação/internet, corrupção, governo local, futebol. Coordenador do grupo de pesquisa NIDES - Núcleo de Internet, Democracia, Estado e Sociedade registrado no CNPq.

Ernani Marques dos Santos, Universidade Federal da Bahia

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica do Salvador (1997), graduação em Processamento de Dados pela Universidade Salvador (1991), Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia (2004), Doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2008), e Pós Doutorado em Administração na Universidade de São Paulo (2009-2010). Foi Visiting Researcher na London School of Economics (Information Systems and Innovation Group - Department of Management) no período 2006-2007. Tem experiência na área de Administração, inclusive na área pública, com ênfase em Gestão de Tecnologia da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologias da informação, aprisionamento tecnológico, gestão estratégica da tecnologia da informação, adoção de tecnologias, interoperabilidade, padronização, gestão da informação, governo eletrônico, sistemas de informação no setor público, democracia, participação e governança eletrônica.

Milton Correia Sampaio Filho, Universidade Salvador

Doutorando em Desenvolvimento Regional e Urbano pela Universidade Salvador (UNIFACS), possui Mestrado em Informação Estratégica pela Universidade Federal da Bahia (2002), Especialização em Administração pela Universidade Salvador - UNIFACS (1999) e Graduação em Engenharia Mecânica com ênfase em Equipamentos Industriais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984). Atualmente é coordenador acadêmico do bacharelado em Engenharia de Produção da ÁREA1 Faculdade de Ciência e Tecnologia, professor titular da Faculdade Ruy Barbosa, Universidade Salvador - UNIFACS e do Centro Universitário Jorge Amado - UNIJORGE, atuando principalmente nos seguintes temas: Business Intelligence, Gestão e Projeto, Consultoria, Gestão de Competências, Gestão Estratégica, Gestão de Operações.

Downloads

Publicado

2014-11-15