Um relato de experiência no desenvolvimento de software governamental acessível

Autores

  • Fernando Ayabe Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo
  • Jussara Pimenta Matos Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.002.0015

Palavras-chave:

Tecnologias em Web, Software Governamental, Acessibilidade, Fatores Humanos

Resumo

A internet possibilita aos cidadãos formas importantes de interação que auxiliam o governo na criação de políticas públicas mais apropriadas permitindo a construção de soluções que possibilitam a acessibilidade para pessoas com deficiências de forma igualitária. Desta maneira, é possível melhorar as condições para o exercício da democracia. Este artigo discute um censo para pessoas com deficiência, apresentando detalhes sobre desenvolvimento de projeto de software governamental acessível, os desafios encontrados, as premiações recebidas pelo projeto, as contribuições para a sociedade e seus resultados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Ayabe, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de São Paulo(2011). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação.

Jussara Pimenta Matos, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Elétrica (1979) pela Universidade Católica de Petrópolis, mestrado (1999) e doutorado (2005) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Desenvolveu diferentes projetos, no Brasil e Estados Unidos, trabalhou em empresas como Promon Engenharia, Camargo Correa, também atuou na área governamental para o Ministério da Aeronáutica, da marinha e de Minas e Energia. Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, professor convidada no curso de Tecnologia de Software, no Programa de Educação Continuada em Engenharia (PECE) da USP, Tecnologia de Software e participa da comissão técnica do TECSI da FEA, USP, na área de Tecnologia da Informação.

Downloads

Publicado

2014-11-15