Análise de redes sociais pode aproximar governo e cidadão?

Autores

  • Ronaldo Agra Universidade Federal de Campina Grande
  • Fernanda Fonseca Universidade Salvador
  • Rodrigo Hjort Serviço Federal de Processamento de Dados
  • Viviane Malheiros Serviço Federal de Processamento de Dados

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.002.0013

Palavras-chave:

Análise de Redes Sociais, Governo, Visualização de Informação

Resumo

O compartilhamento de ideias, opiniões e experiências dos usuários é cada vez mais frequente em redes sociais on-line. Esse comportamento pode transformar tais ambientes em fontes de informações valiosas, pois neles a produção de conteúdo é descentralizada e, via de regra, não há censura. A análise de redes sociais refere-se ao processo de coletar, medir, analisar e interpretar resultados de associações e interações entre usuários e tópicos dentro de redes sociais, de forma a identificar opiniões, avaliar o que está sendo discutido, descobrir o sentimento de um usuário sobre um tema, apontar tendências e, inclusive, prever situações que poderão ocorrer. Cada vez mais as empresas privadas utilizam técnicas e ferramentas de análise de redes sociais para entender e acompanhar o comportamento de seus clientes. Em paralelo, exemplos de análises de redes sociais on-line aplicadas ao tema governo começam a surgir. Este artigo exemplifica como a análise de redes sociais pode ser um instrumento importante para aproximar governo e cidadãos, permitindo identificar opiniões de grupos de cidadãos sobre assuntos governamentais ou organização de eventos de interesse da sociedade, por exemplo. Para isto, é apresentado um estudo de caso em que foram geradas visualizações a partir de dados extraídos das redes sociais Twitter e Facebook durante a Copa do Mundo da Fifa Brasil 2014. O artigo expõe os resultados e insights obtidos do estudo de caso e o aprendizado alcançado com esta experimentação, incluindo os passos realizados e as dificuldades encontradas. O objetivo principal do trabalho foi demonstrar o potencial de análise de redes sociais na compreensão de opinião pública sobre um assunto de interesse do Estado, contribuindo assim para a aproximação de governo e cidadão.

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Biografia do Autor

Ronaldo Agra, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande(2007).

Fernanda Fonseca, Universidade Salvador

Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (2010) e Especialização em Engenharia de Software pela UNIFACS (2012).

Rodrigo Hjort, Serviço Federal de Processamento de Dados

Possui graduação em Bacharelado em Física pela Universidade Federal do Paraná (2005) e Especialização em Banco de Dados pela Universidade Positivo (2007). Atualmente é Analista de Desenvolvimento na Divisão de Ciência de Dados da Coordenação Estratégica de Tecnologia (CETEC) do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) em Brasília.

Viviane Malheiros, Serviço Federal de Processamento de Dados

VIVIANE MALHEIROS é doutora pela USP (Universidade São Paulo) e Project Manager Professional (PMP ). No Serpro, coordena pesquisas aplicadas e inovação por meio de novas interfaces (mobilidade e mapas) e governo digital. Já trabalhou com Melhoria de Processos de Software, Engenharia de Software e definição de processo para modelagem de negócios. Foi colaboradora do projeto internacional Qualipso. Viviane tem mais de 15 anos de experiência em computação e atuou em diversos sistemas de âmbito nacional. Foi pesquisadora visitante na University of Maryland, Baltimore County, EUA. Foi líder de projeto por mais de 5 anos e liderou a implantação do CMM nível 2 no pólo Salvador/Serpro. Seu mestrado foi focado em Gerência de Riscos aplicada a Desenvolvimento de Software. Possui trabalhos publicados em eventos nacionais e internacionais. Tem interesse principalmente nos seguintes temas: processos de inovação, mobilidade, melhoria de processo, modelagem de negócios, governo digital e engenharia de software.

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Publicado

2014-11-15