Adequação do processo de desenvolvimento de Data Warehouse para empresa varejista que utiliza software Cots

Autores

  • Cleisson Fabricio Leite Batista Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)
  • Mario Godoy Neto Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Ellen Polliana Ramos Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.002.0012

Palavras-chave:

Business Intelligence, Data Warehouse, Data Mart, COTS

Resumo

A demanda por informação é cada vez mais frequente em pequenas, médias e grandes empresas, que precisam tomar decisões de forma rápida para manterem-se competitivas. Visando atender não somente a demanda de mercado, mas suprir a carência de muitas organizações no que diz respeito à transformação de dados em informação, surgiram as soluções de Business Intelligence (BI) baseadas em dados, tais como Data Warehouse (DW) e Data Mart (DM). O desenvolvimento destas soluções de BI, entretanto, está ainda muito longe da realidade da maioria das empresas brasileiras, em especial daquelas de médio e pequeno porte que, em geral, utilizam software de prateleira ou Commercial off-the-shelf (COTS). Os processos de construção de DW/DM são direcionados para software desenvolvidos sob encomenda, que contam com a participação efetiva dos analistas dos sistemas transacionais, projetistas e administradores de Banco de Dados, não contemplando as especificidades do processo de desenvolvimento de um DW/DM para Pequenas e Médias Empresas (PME) que fazem uso de software COTS. Neste sentido, este artigo relata as oportunidades e desafios enfrentados em um estudo de caso onde foi realizada a construção de Data Warehouse, para uma empresa varejista de médio porte que utiliza COTS na operacionalização dos seus processos de negócio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cleisson Fabricio Leite Batista, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano)

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011) e Especialização em Gestão de Tecnologia da Informação pela Autarquia Educacional do Vale do São Francisco (2013). Atualmente é Professor e Coordenador de Pesquisa do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Linguagens de Programação, Banco de Dados, Data Warehouse e OLAP.

Mario Godoy Neto, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mario Godoy Neto é doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com a tese: "XDTv: Um Método Ágil para o Desenvolvimento Aplicações para TV Digital". Mestre em Ciência da Computação pela UFPE (2009). Especialista em Engenharia de Software e Web pela Faculdade de Alagoas-FAL (2007). Graduado como bacharel em Sistemas de Informação-FAL (2006). Atualmente é Professor Assistente da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Possui experiência da área de Ciência da Computação, com ênfase em engenharia de software, atuando principalmente nos seguintes temas: televisão digital, desenvolvimento ágil de software, recuperação da informação, usabilidade, e educação a distância.

Ellen Polliana Ramos Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Doutoranda do curso de pós-graduação em Ciência da Computação do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestre em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco (2008). Bolsista do curso Seqüencial de Formação Complementar em Teste de Software oferecido pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em parceria com a Motorola (2004). Foi Analista de Desenvolvimento do Serviço Federal de Processamento de Dados (SERPRO) e atualmente é Professora Assistente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) Unidade Acadêmica de Serra Talhada, lecionando disciplinas de Engenharia de Software, Teste de Software, Gerencia de Projetos de Software, Programação Orientada a Objetos e Sistemas de Apoio à Decisão.

Downloads

Publicado

2014-11-15