Uma abordagem para captura de informações sobre aplicações que fazem uso de dados abertos

Autores

  • Lairson E. Rodrigues de Alencar Oliveira Universidade Federal de Pernambuco
  • Bernadette Farias Lóscio Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.002.0010

Palavras-chave:

Vocabulário RDF, CKAN, APP-OD, AppCKAN, Open Data

Resumo

As recentes iniciativas de abertura de dados, permitindo que qualquer pessoa possa livremente usá-los, reutilizá-los e redistribuí-los, somado ao avanço da interação entre governo e sociedade através da Internet, têm contribuído para que todo cidadão tenha acesso à informação pública. Além disso, quando compartilhado abertamente os dados têm seu valor e seu uso potencializados. Existem vários portais que permitem a catalogação de dados abertos, como o dados.gov.br que é o Portal Brasileiro de Dados abertos. Dentre as plataformas disponíveis para criação de portais de dados, destaca-se o software open source CKAN, que é bastante difundido no domínio de dados abertos e está presente nos principais portais governamentais do mundo inteiro. Esses catálogos de dados são descritos através de vocabulários, que basicamente definem os conceitos e classificam os termos, como se fossem verdadeiras ferramentas conceituais. Contudo, ainda é um grande desafio rastrear o uso dos conjuntos de dados e as aplicações que fazem uso desses dados. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é desenvolver uma abordagem para captura de informações sobre aplicações que fazem uso de dados abertos. Assim, como parte da abordagem proposta neste trabalho foram desenvolvidos: i) um vocabulário, denominado APP-OD, que contempla os principais termos usados na descrição de aplicações que fazem o uso de dados abertos, ii) um repositório online, denominado APPCKan, para cadastro, visualização e busca das descrições dessas aplicações e iii) uma extensão para a ferramenta CKAN, que permite a ligação do portal de dados abertos com o repositório APPCkan.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lairson E. Rodrigues de Alencar Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

Graduando em Sistemama de Informação pela Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é Analista de Sistema e Programador da empresa ADALTECH - Soluções para Eventos. Possui experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação e Banco de Dados.

Bernadette Farias Lóscio, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (1995), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente, é professora adjunto do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco. Tem vasta experiência nas áreas de Banco de Dados, Web Semântica e Dados Abertos, tendo artigos publicados nestas áreas, bem como ministrado diversas palestras e cursos nestes temas. Recentemente, tem atuado como consultora em iniciativas de Dados Abertos no Brasil e em países da América Latina.

Downloads

Publicado

2014-11-15