Em direção à melhoria da qualidade de sistemas de informação em saúde no Brasil

Autores

  • Aline Silva Jerônimo Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Ricardo Argenton Ramos Universidade Federal do Vale do São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.002.0009

Palavras-chave:

Sistemas de Informação, Gestão da Informação em Saúde, Gestão da Qualidade

Resumo

A dispersão das informações em saúde com base na melhoria de sua qualidade constitui um dos grandes desafios da sociedade brasileira. No Brasil, as principais fontes de informações da área da saúde estão disponibilizadas através de Sistemas de Informações em Saúde (SIS), em que a produção e a utilização dessas informações envolvem diversos fatores relacionados à qualidade e ao uso desta informação. Este artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem para auxiliar a melhoria da qualidade de dados dos sistemas de informação em saúde em âmbito nacional. Através da aferição da qualidade de dados de um sistema de informação em saúde, o Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) os problemas e as soluções foram levantados, gerando dois catálogos, um sobre problemas encontrados e outro de possíveis soluções para esses problemas, podendo ser utilizados para ajudar a melhorar a qualidade de dados em outros sistemas de informação em saúde. Uma validação qualitativa através de questionários aplicados a especialistas na área foi realizada para verificar a aplicabilidade dos catálogos aos possíveis problemas e soluções encontrados. O resultado mostrou-se satisfatório no atendimento dos objetivos propostos inicialmente pelos catálogos. Assim, a elaboração desses instrumentos é o primeiro passo com o objetivo de conduzir a melhoria da qualidade de informações dos SIS no Brasil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Silva Jerônimo, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) na área de concentração "Ciências Ambientais, Tecnologia e Saúde" (2014). Especialista em Processos Educacionais na Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês IEP/HSL (2014). Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual da Paraíba - UEPB (2012) e em Terapia Intensiva pelo Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão IBPEX (2012). Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (2008). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Gestão em Saúde; Políticas Públicas de Saúde; Gestão Regionalizada de Redes de Atenção à Saúde; Gestão associada de Políticas Regionais de Atenção à Saúde, incluindo Consórcios Intermunicipais de Saúde, enfocando os seguintes eixos temáticos: Gestão de Políticas Públicas de Saúde e Saúde Coletiva. Foi preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/CPqAM - Fundação Oswaldo Cruz/Fiocruz (2014). Atualmente é preceptora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com ênfase em Gestão de Redes da Escola de Saúde Pública de Pernambuco ESPPE e Gerente Regional de Saúde da VIII GERES/Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES/PE).

Ricardo Argenton Ramos, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Atualmente é professor Adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, possui graduação em Processamento de Dados pela Faculdade de Tecnologia - FATEC-TQ (1999), especialização em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar e Faculdade de Informática de Lins - FIL (2002), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2004) e doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2009) e está em estágio de pós-doutorado na University of Waterloo, Canadá (2014 - 2015). É professor e orientador do programa de mestrado interdisciplinar Ciências da Saúde e Biológicas na UNIVASF. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: programação orientada a aspectos, reengenharia e engenharia reversa de softwares, documento de requisitos, casos de uso, qualidade e métricas.

Downloads

Publicado

2014-11-15