Tácito-explícito-tácito: um quase experimento sobre conversão de conhecimento

Autores

  • Janaynna Ferraz Universidade Federal de Sergipe
  • Jefferson Sales Universidade Federal de Sergipe
  • Matheus Almeida Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.002.0008

Palavras-chave:

Criação do Conhecimento, Gestão do Conhecimento, Quase Experimento

Resumo

Partindo da teoria da criação do conhecimento, que em parte entende que há um continuum entre os conhecimentos tácito e explícito, o estudo busca compreender se a forma de conversão do conhecimento afeta a qualidade da sua própria criação, uma vez que acredita-se que a externalização tem sido negligenciada, prejudicando, desse modo, a completude da criação do conhecimento empresarial. Para testar tal pressuposto, foi realizado um quase-experimento composto por duas fases que utilizaram três das quatro formas possíveis de conversão do conhecimento, conforme a teoria, a saber: externalização; internalização e socialização. Os participantes foram os colaboradores de uma agência de publicidade e propaganda que foram divididos em dois grupos e submetidos a um teste que buscou verificar a transmissão de novos saberes. Assim, ao primeiro grupo foi dada a ênfase no conhecimento tácito e ao segundo focalizou-se o conhecimento explícito. Houve por parte dos gestores da pesquisa o cuidado de realizar medições das variáveis Qualidade dos conteúdos retransmitidos e Tempo. Para isso, foram atribuídos conceitos, entre zero e cinco, que foram comparados numa análise posterior. Dentre as conclusões, verificou-se que o conhecimento tácito e explicito geram conhecimentos de qualidade semelhantes, embora o conteúdo seja diferente. Dentre outros fatos, notou-se que o repertório de conhecimentos e experiências acumulados dos indivíduos participantes aumenta consideravelmente as possibilidades de resolução de problemas apresentados.

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Biografia do Autor

Janaynna Ferraz, Universidade Federal de Sergipe

Possui graduação em pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2010), graduação em Administração pela Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe (2012) e mestrado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal de Sergipe (2015). Atualmente é diretor administrativo - Bend Propaganda e professor titular da Faculdade Maurício de Nassau - Recife. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão do conhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: spin-off corporativo, quase-experimento, criação de conhecimento, gestão do conhecimento e organização-mãe.

Jefferson Sales, Universidade Federal de Sergipe

Doutor em Administração (PROPAD/UFPE, 2012), mestre em Administração (PPGA/UFPB, 2005) e graduado em Administração (UNIT, 2002). Professor Adjunto III do Departamento de Administração da Universidade Federal de Sergipe. Vice-coordenador do Mestrado em Administração - PROPADM/UFS (Durante 2014). Coordenador local do DINTER em Administração UFBA/UFS (desde 07/2015). Avaliador institucional do INEP/MEC (desde 2010). Consultor da CAPES (desde 2014). Atua nos seguintes campos: gestão de sistemas de informação, colaboração e cooperação nas organizações, tecnologias colaborativas, coletivos inteligentes.

Matheus Almeida, Universidade Federal de Sergipe

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Vetor(2009).

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Publicado

2014-11-15