IGOV: um sistema de integração de dados governamentais

Autores

  • João Paulo Clarindo dos Santos Universidade Federal de Alagoas
  • Fábio José Coutinho da Silva Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.002.0001

Palavras-chave:

Integração de Dados, Análise de Dados, Dados Abertos

Resumo

Nos últimos anos, as instituições públicas de boa parte dos governos democráticos têm se empenhado em oferecer mecanismos que favoreçam a política de dados governamentais abertos. No caso do Brasil, instrumentos como a Lei de Acesso à Informação e os portais da Transparência e de Dados Abertos representam algumas iniciativas que trilham esse caminho. Todavia, o fato de apenas liberar o acesso a dados governamentais não é suficiente para que os mesmos possam ser explorados com todo potencial sob o ponto de vista da pesquisa. Precisam-se desenvolver soluções que promovam a integração de dados vindos de diferentes fontes em níveis de heterogeneidade distintos (formato, acesso, etc.). Este trabalho discute uma solução para o processo de integração de dados oriundos da saúde pública brasileira e do programa de transferência de renda Bolsa Família.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Clarindo dos Santos, Universidade Federal de Alagoas

Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Integração de Dados, Extração de Dados e Computação e Nuvem.

Fábio José Coutinho da Silva, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Alagoas (2001), mestrado em Sistemas e Computação pelo Instituto Militar de Engenharia (2004) e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Tem vasta experiência em Informática, com ênfase nas áreas de Banco de Dados e Computação Distribuída.

Downloads

Publicado

2014-11-15