Alianças nacionais e internacionais e capacidades relacionais de gestão: o caso da Angelus produtos odontológicos

Autores

  • Maria Helena Rossetto Universidade Federal do Paraná
  • Andréa Paula Segatto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0008

Palavras-chave:

Aliança Estratégica Internacional, Gestão da Aliança, Capacidades Relacionais de Gestão.

Resumo

O objetivo deste estudo é identificar como se diferem as capacidades relacionais na gestão de alianças internacionais em empresas brasileiras do setor farmacêutico. Para tanto, busca-se conhecer o processo de internacionalização de uma empresa representativa do setor, a fim de identificar a consolidação de alianças estratégicas; analisar as parcerias estratégicas constituídas por ela para atuação no mercado interno e no mercado externo, em termos de suas características principais e de gestão; e identificar as capacidades relacionais de gestão desenvolvidas (tecnológicas, humanas, baseadas em sistemas de gestão e culturais), por meio de rotinas específicas (coordenação, aprendizagem, proatividade e transformação). A pesquisa classifica-se como qualitativa, com estudo de caso único, sendo caracterizada como pesquisa de campo, documental, ex post facto. Como resultado, observou-se a supremacia dos contratos formais, assim como das rotinas de coordenação e de transformação, indicando algumas particularidades das alianças nacionais em relação às internacionais. O trabalho inicia-se com uma breve contextualização do ambiente e do setor escolhido para o estudo, seguido do levantamento teórico em que se abordam as Alianças Estratégicas e a Gestão das. Em seguida, apresentam-se os dados levantados no estudo e, por fim, as Considerações Finais, onde se apresenta a análise completa.

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Biografia do Autor

Maria Helena Rossetto, Universidade Federal do Paraná

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2013) e especialista em Direito, Logística e Negócios Internacionais pela PUC-PR (2011). Foi professora da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (TECPUC). Atualmente, coordena a consultoria de comércio exterior na empresa ECONET Editora. Também ministra cursos presenciais e escreve material online para Econet Treinamento e Econet Editora, bem como material didático para FTD Editora. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Negócios Internacionais.

Andréa Paula Segatto, Universidade Federal do Paraná

Professora associada no curso de Administração da Universidade Federal do Paraná - UFPR. Orientadora de mestrado e doutorado no PPGADM/UFPR e coordenadora do Grupo de Estudos em Gestão da Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade - EGITS. Consultora Ad-Hod de periódicos científicos, do CNPq e da CAPES. Possui doutorado (2001) e mestrado (1996) em Administração pela Universidade de São Paulo e graduação em Administração (1991) e em Ciências Econômicas (1990) pela Universidade Federal de Uberlândia. Desenvolve pesquisas em Administração, na área de Gestão da Inovação Tecnológica e Sustentabilidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Alianças, cooperações e parcerias tecnológicas, tecnologias sociais e transferência de tecnologia.

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Publicado

2014-01-31