Cultura e clima organizacional: as causas do absenteísmo visto como efeito e não como causa do comportamento organizacional

Autores

  • Luiz Fernando Sempionato Vieira Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0005

Palavras-chave:

Absenteísmo, Desmotivação, Comportamento Organizacional, Clima Organizacional

Resumo

O objetivo desta pesquisa é discutir os fatores que influenciam o absenteísmo dentro da organização, como efeito e não causa, partindo do princípio de que os indivíduos reagem às variáveis ambientais, comportando-se de acordo com o que os afetam em sua atividade profissional. Um dos grandes problemas das organizações, cujo mercado de atuação torna-se cada vez mais competitivo, é motivar seus colaboradores e engajá-los no processo de negócio da empresa. Árdua tarefa tem seus líderes no sentido de extrair de cada membro da equipe o máximo e o melhor, aperfeiçoando seu desempenho. Como veremos neste estudo o ambiente da empresa, ou seja, a cultura organizacional influencia o clima que por sua vez vai provocar posturas e comportamentos diferenciados dependendo de como é percebido por cada um. Assim fica claro que quando o clima organizacional não é agradável, os efeitos motivacionais dos colaboradores decrescem, além da majoração dos níveis de absenteísmo, aspectos preocupantes num ambiente de negócio onde a alta competição é foco principal em qualquer organização.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Fernando Sempionato Vieira, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Possui graduação em Comunicação Social com ênfase em Publicidade e Propaganda - Faculdades Cambury (2004), pós graduação em Comunicação e Mercado, graduação em psicologia pela PUC GO (2000), mestrado em Psicologia na área de aprendizagem e comportamento social pela PUC GO (2005). é doutor em Psicologia Social na área de Identidade pela PUC SP. Atualmente é professor da graduação e pós graduação no Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas- FMU, professor presencial e à distância da Faculdade Carlos Drummond de Andrade. É professor do curso de pós graduação em EAD pelo SENAC. Além disso, é colaborador de uma empresa no segmento de Gerenciamento de Riscos e Soluções Logísticas na cidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-01-31