A qualidade percebida, os valores de consumo e as emoções como antecedentes da satisfação de usuários de Shopping Center: a construção de um modelo de equações estruturais

Autores

  • Mayana Virginia Viegas Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Pedro José Steiner Neto Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0004

Palavras-chave:

Valores de Consumo, Satisfação, Emoções, Qualidade Percebida

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as influências da Qualidade Percebida, dos Valores de Consumo e das Emoções como antecedentes da Satisfação do consumidor. Sendo assim, foi realizada uma revisão de literatura acerca dos construtos centrais deste estudo, onde pretendeu-se demonstrar a relação existente entre eles e como os mesmos podem ser considerados elementos antecedentes da Satisfação, fazendo-se ao final a proposição de um modelo no qual as relações propostas entre estas variáveis formaram as hipóteses testadas. A pesquisa pode ser caracterizada como um survey de caráter Interseccional, e foi realizada na cidade de Curitiba/PR com 392 consumidores de Shopping Center. Os dados coletados foram analisados por meio dos softwares: SPSS e AMOS. Por meio da relevância apresentada nos seus resultados, comparativamente com as premissas propostas, este estudo apresenta sua contribuição tanto para a teoria do comportamento do consumidor, quanto para o contexto de Shopping Center. Além de corroborar com os achados dos estudos tomados como base para a construção destas relações, este estudo também apresentou outras duas importantes contribuições: (1) considerar três dimensões (utilitária, hedônica e simbólica) aos valores de consumo e propor a relação destas dimensões com outras variáveis, conseguindo verificar empiricamente a relação destes valores com as emoções e com a satisfação; bem como a verificação da relação da qualidade percebida nos valores de consumo, relação esta que ainda não havia ficado muito clara em estudos anteriores; (2) analisar conjuntamente a relação entre as variáveis qualidade percebida, valores de consumo, moções e satisfação, já que estas variáveis ainda não tinham sido testadas em nenhum outro estudo. Por fim, ainda são apresentadas limitações do estudo e sugestões para futuras pesquisas.

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Biografia do Autor

Mayana Virginia Viegas Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Mestre em Adminstração pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Especialista em Gestão de Comunicação e Marketing pelo UNICEUMA. Bacharel em Turismo pela UFMA. Atualmente é coordenadora e professora dos cursos de Gestão de Recursos Humanos e Marketing do Centro Universitário de Belo Horizonte - Unibh. Já foi professora substituta, por dois anos, do curso de administração da UFMG. Já atuou como assessora de Marketing da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão; como professora dos cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, Turismo; como professora/tutora do curso de Administração à Distância da Universidade Estadual do Maranhão (UEMANET) e do curso de MBA em Marketing do Banco do Brasil. Participa de um grupo de estudos sobre Análise de Equações Estruturais pela UFMG. Foi participante durante 3 anos de um grupo de pesquisa, que abordava qualidade no relacionamento consumidor-marca. Tem artigos publicados em periodicos e anais de congressos, bem como possui vários artigos submetidos em periodicos, aguardando avaliação. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: Marketing, Comportamento do Consumidor, Estratégia de Marketing.

Pedro José Steiner Neto, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Master In Engineering Management - Florida Institute Of Technology (1983), doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (1998). e estágio Senior pela CAPES na Universidade De Lisboa - IST Instituto Superior Técnico (2013). Professor titular aposentado da Universidade Federal do Paraná. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFPR (mestrado e doutorado) e membro do Comitê Executivo da ANPAD. Atualmente é Professor Titular na Universidade Positivo, atuando no Programa de mestrado e Doutorado em Administração (PMDA). Tem experiência na área de Administração atuando principalmente nos seguintes temas: métodos quantitativos, comportamento do consumidor, decisão de compra, processo decisório, estratégia em organizações, pesquisa de mercado e redes neurais.

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Publicado

2014-01-31