Os diversos tipos de propaganda enganosa: uma proposta para a criação de uma tipologia

Autores

  • Rúbia Lopes Faria Universidade Federal de Uberlândia
  • Élcio Eduardo de Paula Santana Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0003

Palavras-chave:

Propagandas Enganosas, Tipologia, Comunicação.

Resumo

Este trabalho objetivou criar categorias para os diversos tipos de propagandas enganosas. Os dados foram coletados a partir da realização de pesquisa tanto bibliográfica (para se elencar possíveis categorias de propagandas enganosas) quanto documental (para se encontrar exemplos de propagandas enganosas que pudessem ser classificadas entre as categorias da tipologia proposta, além de refinar a classificação). Encontraram-se 25 anúncios que foram divididos em dois níveis de categorias – primeiro nível: (1) deturpação e (2) omissão; segundo nível: (1) composição do produto/serviço, (2) condições e formas de uso, (3) falta de comprovação, (4) imoralidade, e (5) preço. Acredita-se que a principal contribuição acadêmica que esse trabalho possui é o esclarecimento das características das comunicações enganosas, visto que as considerações sobre esse tema não são totalmente definidos pelos autores de marketing. Através da proposta de criação de categorias para caracterização das propagandas enganosas, foi proporcionada a melhor assimilação dos anúncios, o que facilita na identificação das informações que induzem ao erro – isso gera maior proteção aos consumidores e melhores indicativos sobre como proceder eticamente, por parte das organizações. No que tange às contribuições gerenciais, precisa-se ainda destacar que os administradores têm, a partir dos resultados deste trabalho, condições de direcionar adequadamente os seus empregados de maneira que não incorram em erros, seja de deturpação, seja de omissão, quando da elaboração de propagandas de suas organizações, caso eles assim desejem.

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Biografia do Autor

Rúbia Lopes Faria, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel em Administração

Élcio Eduardo de Paula Santana, Universidade Federal de Uberlândia

Professor Adjunto da FAGEN (Faculdade de Gestão e Negócios) da UFU (Universidade Federal de Uberlândia), doutor em Administração pela UFPR, Mestre em Administração de Organizações pela USP (FEA-RP), Especialista em Marketing pela FGV, Graduado em Administração pela UFU. Tem experiência profissional e acadêmica no campo da Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nas seguintes áreas: comportamento do consumidor (em especial, amor à marca) e marketing esportivo.

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Publicado

2014-01-31