A utilização da estatística na inspeção de segurança em veículo com gás natural veicular instalado

Autores

  • Jair Camporeze Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo
  • Reinaldo Wacha Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia
  • Ricardo Kropf Santos Fermam Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.6008/SPC2179-684X.2014.001.0002

Palavras-chave:

Ano, Fabricação, Veículo, Tempo, Inspeção

Resumo

A correlação entre o ano de fabricação do veículo e o tempo de inspeção pode ajudar na identificação da capacidade produtiva de um Organismo de inspeção, uma vez que é difícil relacionar a produtividade desses organismos a sua infraestrutura e ao seu corpo técnico. O objetivo desse artigo é levantar a curva estatística entre o ano de fabricação do veículo e o tempo de inspeção de segurança em veículo com GNV instalado, realizada por um Organismo de Inspeção Acreditado em Segurança Veicular, a fim de comprovar a eventual existência de correlação entre esses parâmetros. O estudo foi desenvolvido em duas dimensões: a primeira consistiu no levantamento de informação segundo os parâmetros da revisão bibliográfica; a outra dimensão implicou em realizar um estudo de caso sobre a relação entre o ano de fabricação do veículo e o tempo de inspeção dentro dos Organismos de Inspeção Acreditados na Área de Segurança de Veículos com GNV instalado. Observa-se que não há relação entre o ano de fabricação do veículo e o tempo de inspeção, de forma que em termos da duração da inspeção o ano de fabricação do veículo é irrelevante.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair Camporeze, Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo

Possui graduação pela Universidade de Mogi das Cruzes (1992). Atualmente é diretor de divisão do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Auditoria em Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9000.

Reinaldo Wacha, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Engenharia Nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é pesq. tecnologista em metrologia e qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO) atuando na área da qualidade em processos de acreditação e certificação em sistemas de gestão. Tem experiência na área do conhecimento (gestão do conhecimento e inteligência competitiva) e atuou em pesquisas nas linhas de ensaios não destrutivos e diagnóstico.

Ricardo Kropf Santos Fermam, Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e doutorado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2009). Atualmente é Pesquisador e Professor no Curso de Mestrado Profissional em Metrologia e Qualidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia-Inmetro/RJ. Tem experiência na área de Economia Industrial, com ênfase em Barreiras Técnicas e Avaliação da Conformidade, atuando principalmente nos seguintes temas: Acreditação, Avaliação da Conformidade, Barreiras Técnicas, Tecnologia Industrial Básica, Comércio Exterior e Meio Ambiente.

Downloads

Publicado

2014-11-15