Governança corporativa e assimetria de informação: uma revisão desta relação

Autores

  • Clênia de Oliveira Pires Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Clea Beatriz Macagnan Universidade do Vale do Rio dos Sinos

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.004.0005

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Assimetria de Informação, Proxies

Resumo

Falar em governança corporativa significa discutir a minimização da assimetria de informação existente entre a empresa e os diversos agentes envolvidos (acionistas, credores, fornecedores e empregados). Este artigo objetivou investigar a metodologia utilizada para medir a assimetria informacional em estudos internacionais sobre tema governanca corporativa. Para isso, foi realizada uma pesquisa exploratória de abordagem qualitativa por meio da técnica bibliográfica, centrando-se nos artigos abrangidos pela base de dados da Capes, sem restrição de período ou de idioma. Os resultados mostram que quase metade dos artigos investigados não definiram uma proxy para a assimetria de informação. Dentre os que definiram, verificou-se uma grande variedade de proxies e percebe-se que não há um método consolidado para a mensuração da assimetria de informação. Mas, há uma tendência à utilização de duas técnicas dominantes. Os resultados mostram também que mais de quarenta por cento dos artigos investigados não estabeleceram uma relação clara e consistente entre a assimetria de informação e a governança corporativa. Dentre os que estabeleceram, verificou-se que há diversas relações descobertas pelos autores entre a assimetria de informação e os determinantes da governança corporativa das empresas; porém, a maior parte delas isoladas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clênia de Oliveira Pires, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Mestre em Ciências Contábeis, na Linha de Pesquisa de Finanças Corporativas, pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Possui Pós-Graduação em nível de Especialização em Gestão Empresarial e Graduação em Administração pela Faculdade Cenecista de Osório. É Professora de Ensino Superior na Faculdade Cenecista de Osório e é Administradora na Argamassa Construbem.

Clea Beatriz Macagnan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Doutora em Creación, Estrategia y Gestión de empresas - Universidad Autonoma de Barcelona (2007), bolsista CAPES, titulo convalidado pelo Programa de Doutorado em Ciências Contábeis da USP. Mestrado em Ciências da Comunicação - ênfase em Semiótica - pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1999). Graduação em Administração de Empresas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (1992). Técnica em Contabilidade. Coordenadora, no período de janeiro de 2010 a julho de 2014, e professora do Programa de Pós-graduação - Doutorado e Mestrado em Ciências Contábeis da Unisinos, avaliação 5 pela Capes. Elaboração e coordenação de Projeto: Mestrado FORA DE SEDE - UNISINOS CRCRS Agosto de 2011/Julho 2013, aprovados pela CAPES. Elaboração e coordenação de Projeto: Mestrado INTERINSTITUCIONAL - UNEMAT UNISINOS Julho de 2011/Junho de 2013, aprovados pela CAPES. Elaboração e coordenação de Projeto: Curso de DOUTORADO em Ciências Contábeis aprovado em 2012 pela Capes, com inicio em 2013. Pesquisadora sobre os seguintes temas: governança corporativa, publica e cooperativas; evidenciação de informação e recursos intangíveis.

Downloads

Publicado

2014-01-31