Análise de custos e despesas com vistas à estratégia competitiva de diferenciação: um estudo em empresas brasileiras e norte-americanas
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.004.0004Palavras-chave:
Estratégia de Diferenciação, Custos, Despesas, Empresas Brasileiras, Empresas Norte-AmericanasResumo
Este estudo objetivou analisar os custos e despesas, com o intuito de verificar se estes explicam a rentabilidade das empresas Brasileiras e Norte-Americanas, com ênfase na Estratégia de Diferenciação. Para tanto, foram coletados dados de custos, despesas, patrimônio líquido e rentabilidade de 2.930 empresas dos dois países durante os anos de 2001 à 2011. Com o intuito de verificar a relação, foi utilizada a regressão linear simples, considerando a rentabilidade como variável dependente e os custos frente às vendas, despesas frente às vendas e patrimônio líquido frente às vendas como variáveis independentes. A hipótese de que o dimensionamento dos custos, despesas e patrimônio líquido frente às vendas explicam a rentabilidade foi corroborada Assim, conforme Porter (2004), concluí-se que o dimensionamento dos custos e despesas é necessário para explicar a rentabilidade das empresas estudadas tanto nas empresas no geral, quanto nas empresas brasileiras e norte-americanas separadamente.Downloads
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