Análise de custos e despesas com vistas à estratégia competitiva de diferenciação: um estudo em empresas brasileiras e norte-americanas

Autores

  • Anderson Catapan Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Edilson Antonio Catapan Universidade Federal de Santa Catarina
  • Claudimar Pereira da Veiga Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Renato da Costa dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Daniel Ferreira dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Eduardo Vaz da Costa Junior Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.004.0004

Palavras-chave:

Estratégia de Diferenciação, Custos, Despesas, Empresas Brasileiras, Empresas Norte-Americanas

Resumo

Este estudo objetivou analisar os custos e despesas, com o intuito de verificar se estes explicam a rentabilidade das empresas Brasileiras e Norte-Americanas, com ênfase na Estratégia de Diferenciação. Para tanto, foram coletados dados de custos, despesas, patrimônio líquido e rentabilidade de 2.930 empresas dos dois países durante os anos de 2001 à 2011. Com o intuito de verificar a relação, foi utilizada a regressão linear simples, considerando a rentabilidade como variável dependente e os custos frente às vendas, despesas frente às vendas e patrimônio líquido frente às vendas como variáveis independentes. A hipótese de que o dimensionamento dos custos, despesas e patrimônio líquido frente às vendas explicam a rentabilidade foi corroborada Assim, conforme Porter (2004), concluí-se que o dimensionamento dos custos e despesas é necessário para explicar a rentabilidade das empresas estudadas tanto nas empresas no geral, quanto nas empresas brasileiras e norte-americanas separadamente.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anderson Catapan, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Pós-Doutor em Gestão na Universidade Fernando Pessoa (Portugal), Doutor em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) com período de estágio sanduíche na Universidade do Porto (Portugal), mestre em Contabilidade e Finanças pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde foi aprovado em primeiro lugar no processo seletivo para o mesmo. Possui MBA em Administração de Empresas, pela Faculdade Internacional de Curitiba (Facinter), pós-graduação em Contabilidade, com ênfase em Controladoria, pela Universidade Gama Filho (UGF-RJ), graduação em Engenharia Elétrica, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e em Ciências Contábeis, pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), na qual atuou durante dois anos como monitor de quatro disciplinas de base do curso. Atualmente, é professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), vinculado ao Departamento de Gestão e Economia (DAGEE). Foi pesquisador convidado na Universidad Técnica Particular de Loja (Equador). É revisor de 32 periódicos e 4 congressos nacionais e internacionais. Autor de mais de 100 artigos publicados em congressos e periódicos nacionais e internacionais. Também é autor dos livros: Estratégia Empresarial & Vantagem Competitiva da Editora JM, Planejamento e Orçamento na Administração Pública da Editora Intersaberes, Tributos no Brasil: Contexto Introdutório Teórico e Prático da Editora Protexto, Administração do Agronegócio no Brasil da Editora CRV.

Edilson Antonio Catapan, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutor e Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina UFSC (2005 e 2001), Especialista em Gestão de Concessionárias de Energia Elétrica pela Universidade Federal do Paraná UFPR (1997), Especialista em Engenharia Econômica pela Faculdade de Administração e Economia FAE (1987) e Graduado em Administração pela Universidade Positivo (1984). Foi Executivo de Finanças por 33 anos (1980 a 2013) da Companhia Paranaense de Energia COPEL/PR, exercendo os cargos de Superintendente de Planejamento Financeiro e Orçamento, Superintendente de Gestão Financeira, Superintendente de Custos e Estudos Econômicos, Superintendente de Controladoria e Assistente de Diretoria. Atuou como Membro Titular do Conselho Deliberativo da Fundação Copel, Presidente do Comitê de Orçamento da Copel, Presidente do Conselho Fiscal da Copel Telecomunicações e Membro de diversos Conselhos de Administração e Conselhos Fiscais de Participações Societárias da Copel. Atualmente é Coordenador do Curso de Administração da Faculdades da Indústria da Federação das Indústrias do Estado do Paraná FIEP, Coordenador de Pós-Graduação da FIEP e Professor Colaborador de Pós Graduação da PUCPR e FESP. Foi Professor de graduação e pós graduação durante 20 anos na UTFPR e PUCPR. É pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Energia, Finanças & Tecnologia NPEnergia, membro do Conselho Editorial da Revista Espaço e Energia, avaliador de Artigos do Encontro Nacional de Engenharia de Produção - ENEGEP e do Congresso Nacional de Excelência em Gestão CNEG. Possui mais de 40 artigos publicados sobre finanças, energia, sustentabilidade, meio ambiente e setor elétrico, em seminários, congressos, periódicos e revistas especializadas. É autor do livro Empresas Congêneres do Setor Elétrico: Indicadores Econômico-Financeiros e autor do capítulo Implementação da Estratégia Com Diferencial Competitivo e Sustentável na Geração de Energia , do livro Estratégia Empresarial & Vantagem Competitiva .

Claudimar Pereira da Veiga, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Doutor em Administração, Mestre em Engenharia de Produção e Sistemas na área de inteligência de mercado, ambos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Possui também MBA em Gestão de Negócios e MBA em Finanças Empresariais, ambos pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Graduação em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva (MG). Possui experiência profissional com distinção em empresas como Nestlé, Dairy Partners Américas, Fonterra e Brasil Foods, com atuação gerencial nas áreas de Business Intelligence no varejo, tecnologia da informação em previsão de demanda, inovação nas relações comerciais, negócios e canais de marketing. Atualmente, na área acadêmica, destaca-se como professor convidado e palestrante para temas relacionados a estratégias competitivas, inovação, prospecção tecnológica, inteligência de negócios e previsão de demanda. Autor de dois capítulos do livro Estratégia Empresarial & Vantagem Competitiva da Editora J&M, revisor de periódicos nacionais e internacionais. Possui mais de 50 artigos publicados em congressos e revistas nacionais e internacionais de destaque, tais como: Australian Journal, African Journal, International Business Management, American Journal, IEEE e International Journal of Innovation Management, sendo este, o journal oficial da Sociedade Internacional para Profissionais da área de Gestão da Inovação (ISPIM). Possui também outros artigos internacionais já submetidos e em fase de revisão para os seguintes Journals: Technological Forecasting & Social Change (A1), The Scientific World Journal (A1), Journal of Technology Management & Innovation (A2), African Journal of Business Management (B1), além de, atualmente, trabalhar em mais 08 projetos de artigos internacionais em fase de finalização e que serão submetidos em breve para journals com alto fator de impacto (Q1). Na área de gestão tecnológica, teve um artigo premiado (2011) e outro indicado à premiação (2014) no congresso SEMEAD da FEA-USP. Sua área de trabalho destina-se a vincular a pesquisa e a prática da gestão da inovação com a utilização de dados de mercado e de patentes, uma fonte de estudos que permite o gerenciamento de tecnologia com uma abordagem orientada para o problema interdisciplinar e multifuncional. Tem experiência e interesse de pesquisa nas áreas de gestão da inovação, tecnologia da informação, propriedade intelectual, previsão tecnológica, inteligência de enxames (Swarm Intelligence), varejo e modelos quantitativos de previsão com base em Inteligência Artificial e Computação Natural.

Renato da Costa dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Possui graduação em Administração Comércio Exterior, Especialização em Administração Estratégica e Gestão da Qualidade. Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná-PUC. É coordenador do Curso de Logística da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná-FAESP. Trabalhou no Armazén da Amazon.com em Carlisle-Pennsilvanya-USA no sistema INBOUND-OUTBOUND em 2008. Foi professor e coordenador adjunto do curso de Administração da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná. lecionou no curso de Administração da Faculdade Educacional de Araucária, em disciplinas presenciais e a distância, lecionou no curso de logística da Faculdade Tecnológica Camões, coordenador e instrutor da Universidade Livre para Eficiência Humana, professor e instrutor do Instituto Municipal de Administração Pública-IMAP, professor colaborador do Instituto Tecnológico de Desenvolvimento Educacional-ITDE, na modalidade a distância, trabalhou no Centro de Integração Empresa Escola-CIEE, é professor e analista pedagógico do Instituto de Ciência Educação e Tecnologia-ICEET, professor, coordenador do Centro de Línguas e editor chefe da Revista Cientifica da Faculdade Anchieta de Ensino Superior do Paraná-FAESP. Tem experiência na área de Administração de Empresas.

Daniel Ferreira dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR, Graduação em Administração pela Universidade Positivo, Técnico em Mecânica Industrial pela Faculdade Ensitec. Professor e Pesquisador da Faculdade Educacional de Araucária - FACEAR. É autor de diversos artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais e com participações em eventos científicos. Autor dos livros "Práticas de Governança Corporativa (Editora Protexto, 2014), Administração do Agronegócio no Brasil (Editora CRV, 2014) , Estratégia Empresarial & Vantagem Competitiva (Editora JM, 2013) e Anais do 6º Seminário sobre sustentabilidade: artigos selecionados da FAE (Editora CRV, 2012) .

Eduardo Vaz da Costa Junior, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza

Mestre em Tecnologia: Gestão Desenvolvimento e Formação pelo Centro Estadual Paula Souza do Governo de São Paulo. Graduado em Engenharia de Operação pela Unviersidade Braz Cubas (1982), Pós-graduação em Marketing pela Escola Superior de Prograganda e Marketing. MBA Executivo Internacional pela Fundação Instituto de Administração da USP.

Downloads

Publicado

2014-01-31