Design de produtos de software dirigidos à inovação: um estudo de caso
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.002.0008Palavras-chave:
Inovação de Software, Estratégia do Oceano Azul, Gratuidade, Cauda Longa, Mobilidade UrbanaResumo
Este artigo apresenta resultados de um estudo de caso na área de mobilidade urbana onde é proposto um novo produto de software, a ideação e concepção foram baseadas em técnicas de inovação, tal como, Cauda Longa, Gratuidade e Estratégia do Oceano Azul. Basicamente, a problemática está relacionada ao fato do crescimento do número de veículos nos grandes centros urbanos, resultando em demandas por mais estacionamento e até mesmo um sistema inteligente que possa ser integrado com os estacionamentos e informar em tempo real a disponibilidade do local. Uma pesquisa realizada em um dos grandes centros urbanos constatou-se que 80,6% das pessoas estão interessadas em utilizar este tipo de serviço, 100% nunca utilizaram nenhum tipo de serviço dessa natureza e por fim, 72,2% responderam que estariam dispostas a pagar para utilizar tal serviço. Os resultados mostram a concepção de um produto de software que busca explorar um nicho de mercado ainda pouco visado. Este artigo avalia o nível da inovação através da matriz de avaliação de valor e do modelo das quatro ações proposto pela estratégia do oceano azul. A curva de inovação do software proposto se diferencia com relação aos concorrentes do mesmo seguimento de negócio, caracterizando uma inovação de valor e com potencial de mercado.Downloads
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