Aspectos profissionais e gerenciais em hospitais particulares da cidade de Aracaju (SE), Brasil

Autores

  • Ítalo Emanuel Rolemberg dos Santos Universidade Tiradentes
  • João Sigefredo Arruda Universidade Tiradentes

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.001.0012

Palavras-chave:

Administração Hospitalar, Hospitais, Gestor Hospitalar

Resumo

Este artigo destaca a importância do Gestor Hospitalar, evidenciando a necessidade de profissional habilitado para gerenciar hospitais da rede privada na cidade de Aracaju. Como aspecto diferencial para excelência do desempenho profissional nas instituições de saúde, esses profissionais devem estar qualificados no campo da administração hospitalar. Nesse sentido, buscou-se conhecer o perfil profissional, técnico e gerencial dos Administradores Hospitalares em Aracaju (SE); descrever as características profissionais dos diretores administrativos de três hospitais particulares em Aracaju (SE); e evidenciar para os diretores das Unidades de Saúde Privadas a importância da necessidade de contratação de gestores com capacitação adequada. Foi empregado um questionário com doze perguntas abertas aos diretores das unidades hospitalares, os quais foram analisados estatisticamente. Constatou-se que os profissionais apresentam idade entre 30-43 anos, tempo de experiência na função entre 04-18 anos, sendo a maioria do gênero masculino. Concluiu-se que gestores com especialização na área hospitalar apresentam menos dificuldades na execução das atividades, na gestão das equipes e no processo de tomada de decisões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ítalo Emanuel Rolemberg dos Santos, Universidade Tiradentes

Mestre em Saúde e Ambiente pela Universidade Tiradentes, Especialista em Gestão de Organizações Públicas pela Universidade Federal de Sergipe, Especialista em Pedagogia Empresarial e em Didática do Ensino Superior pela Faculdade São Luís de Franca. Tem experiência na Graduação e Pós-Graduação como Docente, Assessor e Coordenador nas modalidades presencial e à distância. Consultor e Assessor nas áreas de Gestão de Pessoas (com formação em Coach e Programação Neurolinguística), Gestão Pública e Segurança no Trabalho. Parecerista das Revistas Scire Salutis, Revista Brasileira de Administração Científica e Revista Ibero-Americana de Ciências Ambientais. É autor do livro Fundamentos da Administração (Série Bibliográfica-UNIT).

João Sigefredo Arruda, Universidade Tiradentes

Fonoaudiólogo da Universidade Federal de Sergipe. Mestre em Saúde e Ambiente (Universidade Tiradentes-UNIT). Especialista em Administração Hospitalar ( Universidade Tiradentes-UNIT). Especialista em Docência do Ensino Superior (Faculdade de Sergipe-Estácio/FaSe). Graduado em Fonoaudiologia (Universidade de Fortaleza-UNIFOR). Coach Multifocal e Practioner em Programação Neurolinguistica. Professor da Faculdade Pio Décimo. Professor da Universidade Paulista (UNIP) / Unidade Aracaju. Experiência em: Reabilitação das Afasias, Audiologia Clínica e Ocupacional, Seleção, Indicação e Adaptação de Próteses Auditivas em Adultos, Saúde Coletiva, Terapia de Voz e Fala, Consultoria Comunicacional na área de Fonoaudiologia Empresarial.

Downloads

Publicado

2013-08-14