Gestão da Cadeia de Suprimentos e Sustentabilidade: um estudo bibliométrico da produção científica na base Web of Science

Autores

  • Adilson Carlos da Rocha Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Barbieri da Rosa Universidade Federal de Santa Maria
  • Caroline Rossetto Camargo Universidade Federal de Santa Maria
  • João Fernando Zamberlan Universidade Federal de Santa Maria
  • Clandia Maffini Gomes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.001.0010

Palavras-chave:

Gestão da Cadeia de Suprimentos, Sustentabilidade, Pesquisa Bibliométrica

Resumo

Este artigo analisou as características das publicações relacionadas aos temas Gestão da Cadeia de Suprimentos e Sustentabilidade. A pesquisa foi realizada na base de dados Web of Science da ISI Web of Knowledge, procurando identificar as principais áreas temáticas, autores, tipos de documentos, título das fontes, ano das publicações, instituições, idiomas e países destas publicações, assim como a identificação dos “hot topics” relacionados aos tópicos “Supply Chain Management and Sustainability” e relacionou as publicações mais citadas com os autores que mais publicam na temática pesquisada. A análise dos dados teve por base os cálculos dos índices h-b e m de Banks (2006). De acordo com os resultados deste estudo, o número de publicações cresceu de forma significativa no período analisado, concentrando-se nos Estados Unidos, com 99% das publicações escritas no idioma inglês tendo como principal fonte o periódico Journal of Cleaner Production, e como principais temas: Business Economics (Economia) e Engineering (Engenharia). Dentre os 20 tópicos combinados com o tema pesquisado, Management (Gestão) e Performance (Desempenho) se destacaram como “hot topics”.Constatou-se ainda que a publicação com o maior número de citações, sendo uma referencia na temática pesquisada não pertence aos autores que mais publicam sobre o mesmo tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adilson Carlos da Rocha, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria - RS (2012-2013). Bacharel em Administração pela UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2002-2006). Pós-Graduação (Lato Sensu) em Controladoria e Gestão Financeira pela UNIPAR - Universidade Paranaense (2007-2008). Atua como Professor Auxiliar do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão - Curso de Administração (2010-2012) e (2013 - atual) Atualmente é membro (pesquisador) do Grupo Multidisciplinar de Estudos Organizacionais (GMEO), e membro integrante do Grupo de Pesquisa em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade na UFSM. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública, durante 11 anos exerceu funções em nível gerencial, presidiu a Comissão Permanente de Licitação e atuou como Pregoeiro na administração geral da UNIOESTE - Campus de Francisco Beltrão neste mesmo período.

Luciana Barbieri da Rosa, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração de Empresas- Bacharelado pela Faculdade de Educação São Luis - FESL ( 2007). Especialista em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Santa Maria / RS (UFSM -2009). Mestre em Administração de Empresas pelo Programa de Pós - Graduação em Administração PPGA (UFSM - 2013). Atualmente é e aluna do Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para a Educação Profissional - PEG. Atua nas áreas de: Inovação e Sustentabilidade. Assessora Editorial da ReA - Revista de Administração da UFSM.Foi bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Caroline Rossetto Camargo, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração - Faculdades Rio-Grandenses (2010). Atualmente é aluna de Mestrado em Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Bolsista da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES) - Programa Pró-Administração.Tem experiência na área de Administração e atua como pesquisador principalmente nos seguintes temas: estratégia, inovação e sustentabilidade.

João Fernando Zamberlan, Universidade Federal de Santa Maria

Cursou o ensino fundamental e médio no Instituto Metodista Centenário em Santa Maria. Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Mestrado em Engenharia Agrícola pela mesma instituição (2007). Concluiu o Doutorado em Engenharia Agrícola área de concentração Engenharia de Água e Solo pela Universidade Federal de Santa Maria em março de 2011. Atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade da água, irrigação,sustentabilidade, agronegócios, metodologia científica e educação.

Clandia Maffini Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo (2007). Foi Professora Visitante da Bocconi University em Milão, Itália. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Ciências Administrativas, Chefe do Departamento de Ciências Administrativas - UFSM, Coordenadora Operacional do Curso de Doutorado em Administração da FEA/USP em convênio com a Universidade Federal de Santa Maria e a UNIPAMPA, Consultor Ad-hoc do Instittuto de Pesquisas Educacionais INEP/MEC, Consultor Ad-hoc da CAPES/MEC, Pesquisadora da Universidade de São Paulo/CNpq e Editora da Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente realiza Pós-Doutorado FEA/USP . Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão da Inovação Tecnológica, Organizações, Estratégia, Internacionalização e Desenvolvimento Sustentável.

Downloads

Publicado

2013-08-14