Valores pessoais e organizacionais no contexto da gestão socioambiental

Autores

  • Thiago Antonio Beuron Universidade Federal do Pampa
  • Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga Universidade Federal de Santa Maria
  • Vitor Francisco Schuch Junior Universidade Federal de Santa Maria
  • Aletéia de Moura Carpes Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.001.0005

Palavras-chave:

Valores Pessoais, Valores Organizacionais, Gestão Socioambiental

Resumo

Este estudo teve por objetivo melhor compreender os perfis de valores pessoais e organizacionais e suas inter-relações em uma empresa que apresenta uma postura e imagem associada a um ambiente sustentável, que adota a sustentabilidade como estratégia de competitividade, utilizando práticas ambientalmente corretas em suas ações e práticas, divulgadas nos relatórios da empresa, visando maior transparência na relação com os interessados internos e externos. Adotou-se a pesquisa exploratória e descritiva, utilizando-se uma abordagem predominantemente quantitativa. Por meio de um survey com os colaboradores da empresa, foi aplicado o instrumento organizado a partir de duas escalas, o Inventário de Perfis de Valores Organizacionais e o Questionário de Perfis de Valores. Entre os resultados destacam-se os perfis de valores predominantes e as relações entre os tipos motivacionais de valores organizacionais e pessoais. Na busca por relações entre os valores organizacionais e pessoais, os resultados revelam correlações diretas significativas entre alguns tipos de valores dos dois conjuntos, o que aponta os valores organizacionais e pessoais que podem ser trabalhados considerando os impactos entre ambos. A partir desses achados, a gestão dos valores da organização pode ser repensada na busca por valores e metas que apresentem uma relação mais adequada aos interesses individuais e organizacionais.

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Biografia do Autor

Thiago Antonio Beuron, Universidade Federal do Pampa

Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO - PR (2009). Mestre em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria PPGA-UFSM - RS (2012). Doutorando em Administração pelo PPGA-UFSM. Professor de Administração na Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA - RS. Tem experiência na área de Administração. Interesses de pesquisa nas áreas de Administração Geral, Estratégia e Estudos Organizacionais. Participa em grupo de pesquisa da UFSM: Estudos e Pesquisas em Estratégia, Inovação e Sustentabilidade.

Lúcia Rejane da Rosa Gama Madruga, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria (1988), Licenciatura Plena Em Matemática - Centro Universitário Franciscano (1984), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria (1994) e doutorado em Agronegócios pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na gestão pública universitária e atua na área de administração, com ênfase em gestão de pessoas, gestão pública, agronegócios, sustentabilidade, responsabilidade socioambiental e aprendizagem social.

Vitor Francisco Schuch Junior, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Administração(1970) e Pedagogia (1971) pela Universidade Federal de Santa Maria, mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1976) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Atualmente atua na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como Professor Colaborador Voluntário, no Curso de Graduação em Administração, na disciplina de Pesquisa em Administração e no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/UFSM), onde leciona as disciplinas de Métodos e Técnicas de Pesquisa e de Didática do Ensino Superior, orienta alunos do Curso de Mestrado e desenvolve projetos de pesquisa e extensão. É responsável pela disciplina de Metodologia Científica do Curso de Especialização na modalidade EAD, em Gestão Pública, na UFSM/UAB, desde 2010. Atua também como Professor Titular na Faculdade de Tecnologia de Porto Alegre - Faculdade QI, aonde participa das disciplinas de Projetos Interdisciplinasres, Plano de Gestão e de Negócios e como orientador no NADD. Tem experiência na área de Administração Universitária, dedicando-se, principalmente, ao estudo de Estrutura e Gestão de Universidades, Educação Superior com ênfase em Avaliação Institucional e de Cursos e Formação de Administradores e Ensino de Administração e de EAD na área. Atua junto ao INEP, como avaliador de IES e de cursos e como membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Administração, bem como no processo de supervisão de pólos de EAD, da SEED/MEC, da UAB/CAPES. Universidades, Educação Superior com ênfase em Avaliação Institucional e de Cursos e Formação de Administradores e Ensino de Administração e de EAD na área. Atua junto ao INEP, como avaliador de IES e de cursos e como membro da Comissão Assessora de Avaliação da Área de Administração, bem como no processo de supervisão de pólos de EAD, da SEED/MEC, da UAB/CAPES.

Aletéia de Moura Carpes, Universidade Federal de Santa Maria

É bacharel em Administração, com habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Metodista de Santa Maria (FAMES), título obtido no ano de 2006. Em fevereiro de 2012 concluiu o Mestrado em Administração na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na linha de pesquisa Estratégia em Organizações, sendo o foco da dissertação a Gestão Estratégica de Negócios Internacionais, onde analisa consórcios de exportação, performance exportadora e aquisição de inovações. Atualmente, é doutoranda do curso de Administração da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), seguindo a tese de doutorado no mesmo caminho da dissertação de mestrado. Suas áreas de maior conhecimento para pesquisa, extensão e ensino são: Negócios Internacionais, Redes de Empresas, Marketing e Inovação.

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Publicado

2013-08-14