Equações estruturais aplicadas ao grau de satisfação dos estudantes do curso de Ciências Contábeis: estudo em uma faculdade do sudoeste do Paraná

Autores

  • Giancarlo Gomes Universidade de Blumenau - FURB Faculdade Meridional - IMED
  • Luciane Dagostini Universidade de Blumenau
  • Paulo Roberto da Cunha Universidade de Blumenau

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2013.001.0002

Palavras-chave:

Equações Estruturais, Satisfação, Ciências Contábeis

Resumo

O objetivo foi avaliar os determinantes da satisfação geral dos alunos matriculados no curso de Ciências Contábeis em uma faculdade do Sudoeste do Paraná. A pesquisa foi descritiva de levantamento e quantitativa. A amostra foi de 212 respondentes. Procedeu-se à utilização da análise fatorial confirmatória e modelagem de equações estruturais. Foram utilizados as dimensões Envolvimento do Professor, Interesse do Estudante, Interação Estudante-Professor, Demandas do Curso e Organização do Curso. Estas dimensões estão presentes no modelo desenvolvido por Paswan e Young (2002) denominado Student Instructional Rating System (SIRS) e replicado por Vieira, Milach e Huppes (2008). A satisfação é um dos fatores fundamentais para a manutenção de alunos e para a manutenção de uma imagem positiva da universidade. A validação da escala de medida seguiu as recomendações cientificas e se baseou na revisão de literatura e no estudo empírico. Constatou-se que o modelo apresentou poucas incongruências, as variáveis foram consideradas concisas e confiáveis, tendo em vista à avaliação das propriedades psicométricas e preditivas. Os resultados são consistentes com a literatura e com os estudos anteriores, e indicam que o Interesse do Estudante tem influencia significativa na Satisfação Geral. Como limitação do estudo pode ser destacado o fato de que o estudo foi realizado em apenas uma Instituição de Ensino Superior - IES de determinada região, o que impossibilita os seus resultados serem generalizados para outras universidades ou demais regiões geográficas do país, onde os contextos são possivelmente diferentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giancarlo Gomes, Universidade de Blumenau - FURB Faculdade Meridional - IMED

Possui graduação em Administração pela Universidade do Oeste de Santa Catarina (2004). Especialização em Sistemas da Produção (2006). Mestrado em Administração pela Fundação Universidade de Blumenau (2009). Doutor em Ciências Contábeis e Administração pela Universidade de Blumenau - FURB (2013), com período sanduíche na Universitat de València - Espanha. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Marketing e Gestão da Inovação.

Luciane Dagostini, Universidade de Blumenau

Mestranda do PPGCC/Furb (2011). Possui graduação em Ciências Contábeis pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná (2007), especialista em Controladoria e Auditoria Contábil pela União de Ensino do Sudoeste do Paraná (2010). Coordenadora do Curso de Ciências Contábeis da Unisep (2012).

Paulo Roberto da Cunha, Universidade de Blumenau

Doutor em Ciências Contábeis e Administração na FURB - Universidade Regional de Blumenau. Mestre em Ciências Contábeis pela FURB (2005). Bacharel em Ciências Contábeis pela FURB (2000). Atualmente é professor da FURB - Universidade Regional de Blumenau no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis atuando na disciplina de Metodologia da Pesquisa em Contabilidade e Auditoria Contábil. Atua também na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) atuando principalmente na área temática de usuários externos, auditoria, controles internos e governança corporativa.

Downloads

Publicado

2013-08-14