Motivos, benefícios e aprendizagem: um estudo envolvendo relacionamentos interorganizacionais no terceiro setor
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0013Palavras-chave:
Aprendizagem, Relacionamentos Interorganizacionais, Terceiro SetorResumo
Os relacionamentos interorganizacionais no terceiro setor intrigam muitas pesquisas devido ao real objetivo de sua existência. No entanto, sabe-se que as entidades formadoras de redes pertencentes ao terceiro setor geralmente identificam-se com os objetivos propostos por essas organizações, a fim de cooperarem umas com as outras, de forma que haja atuação conjunta e que todos sejam beneficiados. A presente pesquisa buscou analisar, segundo a percepção dos gestores, a formação do relacionamento interorganizacional no terceiro setor entre as entidades envolvidas, em relação aos motivos e benefícios obtidos com essa parceria e de que forma se dá o processo de aprendizagem entre essas organizações. Realizou-se uma pesquisa descritiva, de cunho qualitativo e o método adotado foi o estudo de caso. O foco de unidade de análise foi uma rede constituída por organizações sociais do terceiro setor, localizadas no estado do Rio Grande do Sul, constituída em 2003 e composta atualmente por treze organizações sociais, sendo que oito dessas participaram da pesquisa. Os resultados revelaram que as principais razões motivadoras, em relação a formação da rede foi a atuação conjunta, acesso aos recursos, maior colaboração entre as entidades sociais e a obtenção de recursos financeiros. Dentre os benefícios identificados destacam-se a busca por soluções de problemas comuns, o aumento da qualidade, suprimento das necessidades das organizações e a eficiência econômica. Quanto ao processo de aprendizagem pode-se ressaltar a predominância de aprendizagem organizacional adaptativa, na qual as organizações aprendem a se adaptar ao ambiente através de mudanças em seus comportamentos, na busca por melhores condições, recursos para manutenção das entidades e o alcance conjunto de metas. Os resultados sinalizaram para a existência de relações de confiança entre os parceiros, apresentando uma relação com a credibilidade, a visibilidade e a solidariedade entre as entidades envolvidas. Contudo, não foi possível identificar a influência da confiança em termos de motivação, objetivos e benefícios obtidos através do relacionamento, nem em relação à aprendizagem organizacional. Os resultados revelaram que há uma grande valorização por parte dos gestores, do fator econômico para a formação da rede, pois o acesso aos recursos e a eficiência econômica foram comentadas na maioria dos relatos dos entrevistados, como benefício e motivo para a formação da rede, demonstrando ser constantes na gestão das organizações.Downloads
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