Relações entre responsabilidade social interna e comprometimento organizacional: um estudo em empresas prestadoras de serviços

Autores

  • Francisco José Albuquerque Cruz Universidade Federal do Ceará
  • Augusto Cézar de Aquino Cabral Universidade Federal do Ceará
  • Maria Naiula Monteiro Pessoa Universidade Federal do Ceará
  • Sandra Maria dos Santos Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0011

Palavras-chave:

Responsabilidade Social Empresarial, Comprometimento organizacional, Setor de Serviços

Resumo

Empresas do setor de serviços têm buscado se modernizar. Neste esforço, a responsabilidade social empresarial (RSE) constitui diferencial competitivo, por afetar múltiplos stakeholders, inclusive os colaboradores, em termos de engajamento. Nesta pesquisa, busca-se investigar as relações entre práticas de RSE interna e o comprometimento organizacional em duas empresas de serviços agraciadas com o Prêmio Delmiro Gouveia, na categoria melhores empresas em desempenho social. Como parâmetro para as práticas de responsabilidade social, utilizou-se o tema “público interno” dos Indicadores Ethos (2012). Em relação ao comprometimento organizacional, foram consideradas as dimensões afetiva, normativa e instrumental de Allen e Meyer (1990). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, realizada mediante um survey. A análise foi efetuada mediante uma análise de variância (ANOVA), teste de correlação e comparação entre as empresas, utilizando-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados apontam que as práticas de diálogo e participação são as que ostentam o maior nível de influência no comprometimento, já que foram as que apresentaram o maior número de correlações significativas, além de serem as únicas com correlações significativas em todas as dimensões do comprometimento. Em seguida, surgem as práticas de trabalho decente, com correlações significativas em apenas duas dimensões, afetiva e normativa. Com menor poder de influência na geração do comprometimento, aparecem às práticas de respeito ao indivíduo, uma vez que apresentaram o menor número de correlações significativas. A relação mais consistente foi estabelecida entre o subtema diálogo e participação e a dimensão afetiva.

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Biografia do Autor

Francisco José Albuquerque Cruz, Universidade Federal do Ceará

Possui Graduação em Administração de Empresas e Especialização em Administração Financeira pela Universidade Estadual do Ceará(UECE) e Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria pela Universidade Federal do Ceará(UFC). Possui registro no Conselho Regional de Administração (CRA/CE 4911), sendo Administrador concursado do Ministério da Educação lotado na Universidade Federal do Ceará(UFC). Atualmente ocupa a função de Coordenador do Restaurante Universitário da UFC.

Augusto Cézar de Aquino Cabral, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Administração pela Universidade de Fortaleza (1988), mestrado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (1996), mestrado em Educational Administration and Supervision - University of New Hampshire (1991) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Atualmente, é Associado I da Universidade Federal do Ceará, onde atua no Programa de Pós-Graduaçao em Administraçao e Controladoria (PPAC), principalmente nos campos dos estudos organizacionais e da gestao de pessoas.

Maria Naiula Monteiro Pessoa, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1986), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Orçamento e Gerência de Custos, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão de custos, gestão, custos, controladoria e custos e tomada de decisão.

Sandra Maria dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Ceará (1978), mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1989) e doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco (1998). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Organização Industrial e Estudos Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: Ceará, competitividade, indústria, controladoria e gestão.

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Publicado

2013-02-12