Relações entre responsabilidade social interna e comprometimento organizacional: um estudo em empresas prestadoras de serviços
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0011Palavras-chave:
Responsabilidade Social Empresarial, Comprometimento organizacional, Setor de ServiçosResumo
Empresas do setor de serviços têm buscado se modernizar. Neste esforço, a responsabilidade social empresarial (RSE) constitui diferencial competitivo, por afetar múltiplos stakeholders, inclusive os colaboradores, em termos de engajamento. Nesta pesquisa, busca-se investigar as relações entre práticas de RSE interna e o comprometimento organizacional em duas empresas de serviços agraciadas com o Prêmio Delmiro Gouveia, na categoria melhores empresas em desempenho social. Como parâmetro para as práticas de responsabilidade social, utilizou-se o tema “público interno” dos Indicadores Ethos (2012). Em relação ao comprometimento organizacional, foram consideradas as dimensões afetiva, normativa e instrumental de Allen e Meyer (1990). Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, realizada mediante um survey. A análise foi efetuada mediante uma análise de variância (ANOVA), teste de correlação e comparação entre as empresas, utilizando-se o programa Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). Os resultados apontam que as práticas de diálogo e participação são as que ostentam o maior nível de influência no comprometimento, já que foram as que apresentaram o maior número de correlações significativas, além de serem as únicas com correlações significativas em todas as dimensões do comprometimento. Em seguida, surgem as práticas de trabalho decente, com correlações significativas em apenas duas dimensões, afetiva e normativa. Com menor poder de influência na geração do comprometimento, aparecem às práticas de respeito ao indivíduo, uma vez que apresentaram o menor número de correlações significativas. A relação mais consistente foi estabelecida entre o subtema diálogo e participação e a dimensão afetiva.Downloads
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