Um olhar Fuzzy sobre o comportamento do consumidor homossexual masculino
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0003Palavras-chave:
Autoconceito, Luxo, Comportamento do Consumidor, Homossexual Masculino, Lógica FuzzyResumo
Apesar da crescente busca de conhecimento sobre o comportamento de determinados subgrupos, pouco se sabe acerca dos hábitos do consumidor homossexual masculino brasileiro. Este estudo buscou o grau de semelhança entre os autoconceitos real e ideal deste consumidor e sua faixa etária, ancorado nos seus hábitos de consumo de vestuário de marcas de luxo e utilizando a abordagem fuzzy. Esta pesquisa compôs-se de cinco etapas: a) revisão bibliográfica sobre os tópicos abordados; b) entrevistas em profundidade com 12 sujeitos representativos desta subcultura, destinadas a captar e a analisar sua percepção a respeito do tema enfocado; c) complementação destas informações qualitativas com a aplicação de formulário com escala semântica destinada a medir os autoconceitos ideal e real dos respondentes, ancorado na associação com o consumo da marca de luxo preferida pelo entrevistado; d) aplicação da Lógica Fuzzy aos resultados obtidos deste aprofundamento, obtendo-se o grau de semelhança que haveria entre os dois autoconceitos; e e) avaliação da relação entre o espectro destes 12 graus de semelhança apurados e as respectivas idades dos respondentes. Apresentam-se as implicações desta pesquisa, concluindo-se que não há uma relação direta evidente entre o grau de concordância entre os dois autoconceitos e as respectivas idades dos respondentes.Downloads
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