Um olhar Fuzzy sobre o comportamento do consumidor homossexual masculino

Autores

  • Joyce Gonçalves Altaf Faculdades Integradas Vianna Júnior
  • Irene Raguenet Troccoli Universidade Estácio de Sá
  • Jesús Domech Moré Universidade Estácio de Sá

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0003

Palavras-chave:

Autoconceito, Luxo, Comportamento do Consumidor, Homossexual Masculino, Lógica Fuzzy

Resumo

Apesar da crescente busca de conhecimento sobre o comportamento de determinados subgrupos, pouco se sabe acerca dos hábitos do consumidor homossexual masculino brasileiro. Este estudo buscou o grau de semelhança entre os autoconceitos real e ideal deste consumidor e sua faixa etária, ancorado nos seus hábitos de consumo de vestuário de marcas de luxo e utilizando a abordagem fuzzy. Esta pesquisa compôs-se de cinco etapas: a) revisão bibliográfica sobre os tópicos abordados; b) entrevistas em profundidade com 12 sujeitos representativos desta subcultura, destinadas a captar e a analisar sua percepção a respeito do tema enfocado; c) complementação destas informações qualitativas com a aplicação de formulário com escala semântica destinada a medir os autoconceitos ideal e real dos respondentes, ancorado na associação com o consumo da marca de luxo preferida pelo entrevistado; d) aplicação da Lógica Fuzzy aos resultados obtidos deste aprofundamento, obtendo-se o grau de semelhança que haveria entre os dois autoconceitos; e e) avaliação da relação entre o espectro destes 12 graus de semelhança apurados e as respectivas idades dos respondentes. Apresentam-se as implicações desta pesquisa, concluindo-se que não há uma relação direta evidente entre o grau de concordância entre os dois autoconceitos e as respectivas idades dos respondentes.

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Biografia do Autor

Joyce Gonçalves Altaf, Faculdades Integradas Vianna Júnior

Possui graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2002), graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Metodista Granbery (2007), pós graduação em História Econômica pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), curso de extensão em Marketing e Liderança pelo Marietta College e é mestre em Administração e Desenvolvimento Empresarial pela Universidade Estácio de Sá - MADE (2009).É coordenadora do curso de graduação em Administração de Empresas das Faculdades Integradas do Instituto Vianna Júnior. Também atua como professora das Faculdades Integradas do Instituto Vianna Júnior e da Fundação Educacional Machado Sobrinho, no curso de Administração de Empresas ministrando diversas disciplinas em nível de graduação, elaboração de projetos acadêmicos e publicação de trabalhos científicos na área de Administração. Exerce a função de tutora a distância do curso de graduação em Administração Pública da UAB/UFJF e no curso de Pós Graduação em Administração Pública da UAB/UFF. Possui experiência na área de Administração, com ênfase em Estratégia e Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing,comportamento do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos e redes de relacionamento.

Irene Raguenet Troccoli, Universidade Estácio de Sá

Possui doutorado (2002) e mestrado (1992) em Administração de Empresas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1978). Atualmente é professora do Mestrado Profissional em Administração e Desenvolvimento Empresarial da Universidade Estácio de Sá e membro do corpo editorial da revista acadêmica Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, da UFF. Atuou como analista sênior na Embratel durante 8 anos, nas áreas de Marketing Estratégico, de Planejamento Estratégico, e Financeira. Foi analista de agronegócios na Fundação Getulio Vargas durante 23 anos, tendo sido redatora e editora-assistente da revista Agroanalysis. Tem experiência nas áreas de Economia e Administração, com ênfase em Marketing e em Estratégias Empresariais, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, fidelização do consumidor, estratégias empresariais, grupos estratégicos e redes de relacionamentos.

Jesús Domech Moré, Universidade Estácio de Sá

Possui graduação em Thermoenergetic Engineering - Moscow Power Engineering Institute (1987), mestrado em Ciências - Moscow Power Engineering Institute (1987) e doutorado em Programa em Engenharia Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal de Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Estácio de Sá, Professor Adjunto I do Grupo IBMEC e colaborador em projetos de pesquisas da PUC-Rio. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Aplicação de Técnicas Inteligentes, atuando principalmente nos seguintes temas: conjuntos fuzzy, confiabilidade humana, ergonomia, aspectos cognitivos e erros humanos.

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Publicado

2013-02-12