Avaliação do microambiente de marketing como forças e fraquezas do setor supermercadista: um estudo de caso

Autores

  • Alison Ribeiro Faculdades Integradas de Itararé
  • Claudia Tania Picinin Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.003.0002

Palavras-chave:

Marketing, Satisfação dos clientes, Análise SWOT

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo classificar os componentes do microambiente de marketing de acordo com a análise de SWOT. A pesquisa desenvolvida possui caráter exploratório, quantitativo e caracteriza-se como estudo de caso. Dos 400 clientes pertencentes ao cadastro da empresa, 197 participaram da pesquisa. Os dados foram coletados através de questionários entregues de forma aleatória não probabilística aos clientes do mercado. A organização consegue satisfazer os clientes, mas, não consegue atingir nota suficiente no desempenho equivalente à importância na pesquisa de satisfação. É notável que apesar da empresa satisfazer os clientes, a mesma necessita de algumas melhorias em áreas como preço, promoção e diversidade, que apresentaram a maior defasagem na análise de desempenho X importância. Com relação à análise de SWOT, a empresa obteve um desempenho satisfatório quanto à estrutura e prestação de serviços perante os clientes, ainda que sejam implícitas ao processo algumas desvantagens ante aos concorrentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alison Ribeiro, Faculdades Integradas de Itararé

Possui graduação em administração pelas Faculdades Integradas de Itararé - FAFIT-FACIC (2011).

Claudia Tania Picinin, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Administração com Habilitação em Marketing, MBA em Gestão de Negócios e Logística pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco, especialista em Gestão Industrial - Conhecimento e inovação pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Ponta Grossa e mestre em Engenharia de Produção na mesma instituição de ensino. Doutoranda em Administração pela Universidade Positivo. Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Ponta Grossa.

Downloads

Publicado

2013-02-12