Elicitação de requisitos de software no setor público: lições aprendidas e recomendações para mitigação de riscos

Autores

  • Luciano Antonio Costa Universidade Federal de Santa Catarina
  • Alessandra Casses Zoucas Universidade Federal de Santa Catarina
  • João Bosco da Mota Alves Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0014

Palavras-chave:

Engenharia de Software, Elicitação, Requisito, Setor Público

Resumo

A atividade de elicitação de requisitos é reconhecida como uma das mais difíceis do processo de engenharia de software, é executada desde o início do projeto, tem um grande impacto nas atividades subsequentes e é essencialmente humana e subjetiva. Além disso, no setor público há características peculiares que devem ser observadas, tais como as influências das políticas de governo e Estado. Antecipar as necessidades e identificar adequadamente os requisitos nas etapas iniciais de um projeto contribuem para reduzir a possibilidade de mudanças ao longo do ciclo de vida e principalmente nas fases finais, onde são muito mais onerosas e de maior impacto, podendo até inviabilizar a solução. Este artigo apresenta um mapeamento sistemático da literatura na base Scopus sobre projetos de desenvolvimento de software no setor público com o objetivo de identificar as lições aprendidas que impactam na atividade de elicitação. Técnicas e recomendações que podem auxiliar para a mitigação dos riscos nesta atividade são abordadas, além de indicar que gerenciamento dos riscos de requisitos é crítico para atingir a melhor performance do projeto. A aplicação dessas recomendações e a observação das características inerentes ao setor público podem contribuir para um processo mais eficiente e auxiliar a evitar o desperdício do dinheiro público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciano Antonio Costa, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Sistemas de Informação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2008) e é aluno de mestrado no curso de pós-graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento nesta instituição. Trabalha na CAIXA Econômica Federal desde 2002 onde já exerceu a função de Analista de Desempenho e Planejamento na Superintendência Regional Florianópolis/SC e atualmente é Analista de TI na área de desenvolvimento descentralizado. Tem experiência na área de Sistemas de Informação, com conhecimentos em Engenharia de Software.

Alessandra Casses Zoucas, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia de Computação (2003) e mestrado em Computação Aplicada (2010) pela UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí. Atualmente é doutoranda do programa de Engenharia e Gestão do Conhecimento pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, é consultora da Incremental Tecnologia em Informática, professora da UNIVALI - Universidade do Vale do Itajaí e do IFSC - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade e melhoria de processos, melhoria de processo de software alinhado ao CMMI, MPS.BR e ISO/IEC 15504 e engenharia de requisitos.

João Bosco da Mota Alves, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará - UFPA (1971), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1973) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Coordenação dos Cursos de Pós-Graduação em Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro - COPPE/UFRJ (1981). Foi Professor da Universidade Federal do Pará de 1973 a 1989, sendo Professor Titular de 1986 a 1989. Foi Professor Titular da Universidade Federal de Uberlandia de 1989 a 1985. Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina de 1996 até agosto de 2008, quando se aposentou. Atualmente atua no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento - EGC/UFSC. Tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, Robôs Inteligentes, Experimentação Remota, Sistemas Remotos, Educação a Distância, Acessibilidade, Informática na Educação, Teoria Geral de Sistemas, Interdisciplinaridade e Visão Sistêmica nas Organizações.

Downloads

Publicado

2013-02-12