A natureza política dos sistemas tecnológicos: reflexões sobre os sistemas de bilhetagem eletrônica

Autores

  • Sérgio Benício Carvalho de Mello Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Iraê de Souza Corrêa Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Samuel Henrique Freitas da Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Kennedy Richard Silva Guerra Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0012

Palavras-chave:

Sistema de Bilhetagem Eletrônica, Construção Social da Tecnologia, Teoria do Discurso, Política

Resumo

Os moradores da Região Metropolitana do Recife (RMR) necessitam realizar diariamente deslocamentos por meio dos sistemas de transporte público. Atualmente, a busca pela eficiência, tem impulsionado a introdução de sistemas tecnológicos no setor de transportes, entre os quais os sistemas de bilhetagem eletrônica (SBE). Tais sistemas são desenvolvidos e operados por diferentes profissionais pertencentes ao setor público e também ao setor privado. Buscamos neste estudo compreender como, diante do caráter heterogêneo desses agentes, se dão as definições relacionadas ao sistema de bilhetagem da Região Metropolitana do Recife, nomeadamente ao Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). Tendo como referencial teórico a construção social da tecnologia e a teoria do discurso, elaboramos um corpus com entrevistas de gestores do Grande Recife Consórcio de Transportes e do Sindicato das Empresas de Transporte de Pernambuco (Urbana) e atas de reuniões do Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM). Concluímos que o sistema de bilhetagem eletrônico é permeado por conflitos políticos que condicionam a produção e a gestão de informações geradas pelo sistema, bem como suas funcionalidades. Neste processo, antagonismos e delimitação de fronteiras políticas entre os grupos estão presentes. Tal conhecimento é importante para profissionais de várias áreas, tais como administração, sistema de informação e outras áreas relacionadas, pois ampliam o entendimento em relação às diferentes dimensões dos sistemas tecnológicos.

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Biografia do Autor

Sérgio Benício Carvalho de Mello, Universidade Federal de Pernambuco

Tem formação na área de Administração de Empresas, tendo alcançado o título de Doutor pela City University London (Cass Business School), Reino Unido (1997). É professor associado 2 da Universidade Federal de Pernambuco e bolsista de produtividade em pesquisa nível 1 do CNPq. Tem experiência nas áreas de ensino e pesquisa em Administração atuando principalmente com os seguintes temas: Tecnologia e Modernidade; Economia Política da Velocidade; Mobilidades e Cidadania; Política e Práticas Discursivas; Pós-Estruturalismo e Teoria do Discurso.

Maria Iraê de Souza Corrêa, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestre e Doutoranda em Administração pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (PROPAD-UFPE) e graduada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Inovação, Tecnologia e Consumo (GITEC) da Universidade Federal de Pernambuco.

Samuel Henrique Freitas da Silva, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em andamento em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

Kennedy Richard Silva Guerra, Universidade Federal de Pernambuco

Graduação em andamento em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco.

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Publicado

2013-02-12