Experimentação da Estratégia do Oceano Azul na concepção de produtos de software

Autores

  • Glauber Henrique Camelo Batista Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Itamar Geraldo da Silva Junior Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ricardo André Cavalcante de Souza Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0010

Palavras-chave:

Inovação, Diferenciação, Processo de Software

Resumo

Este artigo apresenta os resultados obtidos com a experimentação da estratégia do Oceano Azul na concepção de um produto de software tratado em um estudo de caso. A estratégia do Oceano Azul é uma abordagem dirigida à inovação que fornece um método para: avaliação do mercado de um segmento de negócio; identificação dos atributos de negócio que regem a competição atual; definição do nível de atendimento a estes atributos através de uma curva de valor; e proposição de uma nova curva de valor diferenciada que reoriente o mercado. O objetivo da abordagem proposta neste artigo é conceber um produto de software inovador a partir da diferenciação em relação ao status quo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glauber Henrique Camelo Batista, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduando em Ciência da Computação (Bacharelado) na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) pelo programa Ciência sem Fronteiras. Atualmente colaborador em projeto de pesquisa na área de Engenharia de Software no Laboratório de Inovação em Projetos de Software (Lab-I9) - UFRPE e estudante em intercâmbio na Universidade da Coruña (Graduação sanduiche en Ingeniería Informática).

Itamar Geraldo da Silva Junior, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco(2010) e ensino-medio-segundo-graupelo Colégio Visão(2004). Tem experiência na área de Ciência da Computação.

Ricardo André Cavalcante de Souza Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco

ossui graduação em BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO pela Universidade Federal do Pará (1997), mestrado e doutorado em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco em 2002 e 2008, respectivamente. Tem experiência em gerência de projetos de desenvolvimento de sistemas de software. Atua principalmente nas seguintes áreas: engenharia de software e inovação em projetos de software. Atualmente, é professor Adjunto e Diretor de TI da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Downloads

Publicado

2013-02-12