Modelo de acesso multinível em sistemas web utilizando programação orientada a aspectos

Autores

  • Maxwell Queiroz Francisco Universidade de Pernambuco
  • Felype Nery de Oliveira Vasconcelos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Richardson Bruno da Silva Andrade Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Aida Araújo Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0004

Palavras-chave:

Acesso Multinível, AspectJ, Programação Orientada à Aspectos, Segurança da Informação

Resumo

A segurança dos dados e, principalmente, a integridade das transações, são objetos de muita preocupação para empresas que possuem sistemas on-line trabalhando direta ou indiretamente com seus ativos. O interesse pelo comércio eletrônico se difundiu em diversos tipos de mercado, devido ao baixo custo operacional e também ao seu alcance global, o que provoca uma necessidade de constantes aperfeiçoamentos em relação à segurança desses sistemas. Este artigo demonstra a construção de um sistema Web utilizando Programação Orientada a Aspectos (POA), baseado em um modelo multinível de acesso à chamada de métodos utilizando a linguagem AspectJ. Foi utilizada a IDE NetBeans como ambiente de desenvolvimento. Foi adotada uma sintaxe alternativa, conhecida como Annotations por meio de interfaces, que serviu para relacionar o método chamado ao perfil de usuário autorizado. Este modelo foi implementado em um sistema do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE, nomeado como Programa Monitoria. A Programação Orientada a Aspectos, utilizada neste sistema, contribuiu diretamente para a redução do espalhamento e entrelaçamento de códigos-fonte entre os módulos do sistema e os requisitos não funcionais do mesmo, diminuindo o acoplamento e consequentemente a complexidade do código-fonte. A Programação Orientada a Aspectos também promoveu a centralização da responsabilidade de segurança, que normalmente é atribuída a todos os desenvolvedores da equipe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maxwell Queiroz Francisco, Universidade de Pernambuco

Mestrando em Engenharia da Computação pela Universidade de Pernambuco - UPE e graduado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE (2012). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento de sistemas com linguagens de programação de código aberto e em Inteligência Computacional com Redes Neurais Artificiais. Foi estagiário-bolsista da Diretoria de Avaliação e Desenvolvimento de Tecnologias - IFPE, participou como aluno-tutor de um programa de inclusão digital do Governo Federal conhecido como Projeto Formação GESAC e foi aluno de Iniciação Científica (PIBIC) na mesma instituição.

Felype Nery de Oliveira Vasconcelos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Aluno de graduação em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Pernambuco e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Richardson Bruno da Silva Andrade, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Graduando em Análise e Desenvolvimento de Sistemas no Instituto Federal Pernambuco e especialização técnica em Redes de Computadores pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Aida Araújo Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2004) e doutorado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2011). Atualmente é professora do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Computação, atuando principalmente nos seguintes temas: redes neurais artificiais, reservoir computing, previsão de carga horária e previsão de séries temporais.

Downloads

Publicado

2013-02-12