E-commerce: perfil dos e-consumidores entre os estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe

Autores

  • Helaine Meneses do Nascimento Universidade Federal de Sergipe
  • Maria Conceição Melo Silva Luft Universidade Federal de Sergipe
  • Liliane Aparecida da Silva Santos Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0002

Palavras-chave:

Comércio eletrônico, Internet, Perfil Consumidor

Resumo

Nas últimas duas décadas, questões relativas ao papel e à importância do comércio eletrônico têm surgido como foco de pesquisa entre acadêmicos e profissionais. Diversas pesquisas sobre a internet e o comércio eletrônico (CE) são fundamentados no contexto organizacional. Neste artigo, o CE está relacionado com a necessidade de conhecer seu público-alvo, assim buscou-se traçar o perfil e-consumidor dos estudantes do curso de administração da Universidade Federal de Sergipe. Os objetivos procuram identificar as características socioeconômicas dos estudantes, os aspectos do acesso à Internet, suas experiências com o e-commerce e os fatores de atração de compras nos websites. Para avaliar o perfil desses e-consumidores, foi utilizada a teoria Technographics, proposta por Modahl (2000). Essa teoria consiste em um modelo para separar os consumidores on-line em três dimensões, misturando aspectos demográficos, psicográficos (renda, postura diante da tecnologia) e motivação principal (carreira, família ou entretenimento). Foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa mediante a aplicação de questionário com os estudantes. Entre os resultados encontrados, 58% dos entrevistados já realizaram compras pela Internet, havendo maior presença de jovens entre 18 e 22 anos, de classe média, porém a frequência de compra é baixa. Conclui-se que a participação desses estudantes no comércio eletrônico ainda é incipiente, mas estão propensos a serem, futuramente, grandes consumidores virtuais. Ademais, essa pesquisa possibilita maiores incursões na temática do comércio eletrônico e sugere novas investigações em outros cursos de graduação assim como em outras universidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Helaine Meneses do Nascimento, Universidade Federal de Sergipe

Especialização e Graduação em Administração pela Universidade Federal de Sergipe.

Maria Conceição Melo Silva Luft, Universidade Federal de Sergipe

Graduada em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Mestrado em Administração pela Universidade Federal de Alagoas e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora do Departamento de Administração da UFS, atuando nas seguintes áreas de pesquisa: gestão empresarial, sistemas de informação organizacionais, governança e gestão da tecnologia da informação, inovação, incubadora de empresas e gestão da informação e do conhecimento.

Liliane Aparecida da Silva Santos, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em administração pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Atualmente é assistente administrativo da UFPE. Aluna do Mestrado Profissional em Gestão Pública para o Desenvolvimento do Nordeste (UFPE).

Downloads

Publicado

2013-02-12