E-commerce: perfil dos e-consumidores entre os estudantes do curso de Administração da Universidade Federal de Sergipe
DOI:
https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0002Palavras-chave:
Comércio eletrônico, Internet, Perfil ConsumidorResumo
Nas últimas duas décadas, questões relativas ao papel e à importância do comércio eletrônico têm surgido como foco de pesquisa entre acadêmicos e profissionais. Diversas pesquisas sobre a internet e o comércio eletrônico (CE) são fundamentados no contexto organizacional. Neste artigo, o CE está relacionado com a necessidade de conhecer seu público-alvo, assim buscou-se traçar o perfil e-consumidor dos estudantes do curso de administração da Universidade Federal de Sergipe. Os objetivos procuram identificar as características socioeconômicas dos estudantes, os aspectos do acesso à Internet, suas experiências com o e-commerce e os fatores de atração de compras nos websites. Para avaliar o perfil desses e-consumidores, foi utilizada a teoria Technographics, proposta por Modahl (2000). Essa teoria consiste em um modelo para separar os consumidores on-line em três dimensões, misturando aspectos demográficos, psicográficos (renda, postura diante da tecnologia) e motivação principal (carreira, família ou entretenimento). Foi realizada uma pesquisa descritiva e quantitativa mediante a aplicação de questionário com os estudantes. Entre os resultados encontrados, 58% dos entrevistados já realizaram compras pela Internet, havendo maior presença de jovens entre 18 e 22 anos, de classe média, porém a frequência de compra é baixa. Conclui-se que a participação desses estudantes no comércio eletrônico ainda é incipiente, mas estão propensos a serem, futuramente, grandes consumidores virtuais. Ademais, essa pesquisa possibilita maiores incursões na temática do comércio eletrônico e sugere novas investigações em outros cursos de graduação assim como em outras universidades.Downloads
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