Governança de TI: a visão dos concluintes de Administração e Ciências da Computação

Autores

  • Igo Joventino Dantas Diniz Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Marcos Fernando Machado de Medeiros Universidade Federal Rural do Semiárido
  • Manoel Veras de Sousa Neto Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2012.002.0001

Palavras-chave:

Governança Corporativa, Governança de TI, Melhores Práticas

Resumo

Este artigo abordou a relevância da Governança de TI entre profissionais recém-formados dos cursos de Administração e Ciências da Computação. Teve como objetivo verificar qual a percepção dos concluintes dos cursos de Administração e Ciências da Computação acerca dos conceitos relativos à Governança de TI. Fez uso de uma pesquisa descritiva com discentes concluintes dos dois cursos em uma Universidade Federal. Como instrumento para a coleta dos dados foi elaborado um questionário contendo questões fechadas, dispostas em dois blocos. O primeiro foi destinado à identificação do perfil dos concluintes e o segundo destinado à verificação do seu nível de conhecimento acerca dos principais conceitos da Governança de TI. Quanto ao perfil dos concluintes constatou-se que os estudantes de ambos os cursos, de modo geral, possuem perfis semelhantes: são jovens entre 21 e 25 anos de idade, com conhecimentos de nível intermediário-avançado em informática, que consideram a TI muito relevante no desenvolvimento de suas carreiras profissionais e atuantes no mercado de trabalho no período de até 4 anos, em organizações com alto grau de informatização, onde a TI é considerada muito importante. No tocante aos conhecimentos acerca dos principais conceitos da governança de TI, constatou-se que de um modo geral eles conhecem a temática em questão, contudo, a forma como estes obtiveram e/ou vivenciam a aplicação destes conhecimentos variou de acordo com o curso ao qual o aluno pertence. Foi possível identificar que a maioria dos concluintes em administração obteve conhecimento quanto aos temas na própria universidade e que um número pequeno deles obteve tais informações no ambiente de trabalho. Em contrapartida, as respostas dos estudantes de ciências da computação geraram dados mais equilibrados quanto à obtenção destes conhecimentos entre os ambientes acadêmico e corporativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Igo Joventino Dantas Diniz, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Atualmente é Técnico de Suporte em Informática (2º nível) -CTIS Tecnologia S/A. Pós-Graduando em Gestão de Tecnologia da Informação pela Universidade Anhanguera-Uniderp. Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA). Nível Técnico / Profissionalizante em Desenvolvimento de Software pelo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do RN (IFRN) e Certificação MCP (Microsoft Certified Professional).

Marcos Fernando Machado de Medeiros, Universidade Federal Rural do Semiárido

É atualmente Doutorando em Administração na área de Estratégia, Gestão e Tecnologia da Informação. Possui graduação em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2001) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2006). Tem experiência na área de Administração, em organizações públicas e privadas. Atualmente é Professor Assistente II da Universidade Federal Rural do Semi-Árido, onde atua nas áreas de Administração Geral, Processo Decisório e Gestão da Informação. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de TI.

Manoel Veras de Sousa Neto, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (1983), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1985) e doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo - USP (2001). Atualmente é professor associado da UFRN atuando na área de Administração, com ênfase em Tecnologia da Informação. Faz parte dos grupos de pesquisa registrados no CNPQ : Grupo de Gestão de Sistemas e Tecnologias de Informação e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Gestão Institucional e Políticas Públicas. Coordena as especializações Gestão Estratégica de Negócios e Gestão da Tecnologia da Informação na UFRN. É autor de vários livros na área de Tecnologia da Informação com foco em Capacitação Profissional.

Downloads

Publicado

2013-02-12