O aumento da taxa de motorização de motocicletas no Brasil

Autores

  • Elenice Rachid da Silva Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Bianca Côrtes Cardoso Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marcio Peixoto de Sequeira Santos Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.6008/ESS2179-684X.2011.002.0004

Palavras-chave:

Motocicleta, Motorização, Moto-Táxi, Moto-Frete

Resumo

O objetivo principal deste artigo é investigar o súbito crescimento da motorização no Brasil no que se refere às motocicletas e veículos motorizados similares a fim de mostrar que esse aumento se dá em função da sua utilização nas atividades moto-táxi e moto-frete. Essas categorias incrementam o uso desse tipo de transporte, não somente em função do prazer, mas com a finalidade de suprir as necessidades de uma nova categoria trabalhista, gerando emprego e renda.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elenice Rachid da Silva, Universidade Federal do Rio de Janeiro

É Economista pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Bacharel em Direito pela Universidade Estácio de Sá, especialista em Mercado de Capitais (FGV), especialista em Administração Pública (FESP/UFF), e Mestre em Engenharia de Transporte (COPPE/UFRJ). Atualmente é pesquisadora do Núcleo de Análise de Sistemas Ambientais (NASA). Atua como Coordenadora do Curso de Planejamento de Transporte (INBEC).

Bianca Côrtes Cardoso, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Aluna de Doutorado do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ. Concluiu o Mestrado em Engenharia de Transportes em 2006. Formada em Letras (Português-Latim) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2000. Possui Licenciatura Plena em Educação pela UFRJ (2003).

Marcio Peixoto de Sequeira Santos, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1976), mestrado em MSc Transport Planning - University of London (1981), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1980) e doutorado em PhD Transport Engineering - University of London (1987). Atualmente é professor associado do Programa de Engenharia de Transportes da COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Planet - Núcleo de Planejamento Estratégico de Transportes e o MTB, curso de pós-graduação executiva em Engenharia de Transportes. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Planejamento, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento de transportes, análise e avaliação de políticas públicas de transporte, planejamento estratégico de transportes e infra-estrutura de transportes e desenvolvimento regional.

Downloads

Publicado

2011-12-12