Inovação nas empresas de base tecnológica de pequeno porte: um estudo bibliométrico na base Scopus

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0023

Palavras-chave:

Empresas de base tecnológica, Inovação, Indicadores, Pequenas indústrias

Resumo

Esse artigo tem como objetivo analisar as produções científicas sobre os indicadores de inovação que caracterizam as Empresas de Base Tecnológica de Pequeno Porte dentro do cenário atual de mercado mundial. Foram apresentadas discussões conceituais sobre empresas de base tecnológica e inovação, utilizando-se para justificar as análises encontradas neste estudo. Dentre os aspectos metodológicos, a pesquisa é exploratória e descritiva, com tratamento qualitativo e quantitativo. Para efeito da pesquisa, a busca das informações foi realizada através da Bibliometria, na base Scopus. Na busca, foram utilizadas as palavras-chave: 'indicadores+inovação+pequenas empresas' e, posteriormente, foi ampliada a pesquisa com as palavras-chave sinônimos e em inglês, para perceber as alterações em termos numéricos e de análises dentro dos critérios de validação de uma string. Os resultados obtidos foram que, apesar de haver discussões sobre conceitos de empresa de base tecnológica e inovação, ainda poucas pesquisas científicas que tratem deste tema. Os estudos resultantes desta pesquisa totalizaram em apenas, 20 artigos, o que motivou a desenvolver um aprofundamento em relação aos indicadores de inovação traçados para as empresas de base tecnológica de pequeno porte. No Brasil, apenas 1 (um) estudo foi realizado pela Universidade Estadual de Maringá em Parceria com a Universidade Positivo, no Paraná.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Manoela Santos de Jesus, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Ciência da Propriedade Intelectual pela Universidade Federal de Sergipe. Mestra em Ciências da Educação pela Universidad San Carlos, título revalidado pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Especialista em Gestão Ambiental pela UNIT. Bacharela em Administração pela Universidade Federal de Sergipe. Avaliadora Institucional e de Curso (Administração) pelo MEC. Professora Titular do Centro Universitário - UniAGES em Paripiranga-BA. Foi Coordenadora de Área Gestão e Negócios do Centro Universitário - UniAGES, em Paripiranga-BA (2009 a 2020). Foi Membro da CPA de 2010 a 2016 - UniAGES; Membro da CIPA Gestão 2014/2015 - UniAGES. Foi Colaboradora na Santista Têxtil Tavex Corporation de 1998 a 2008. Auditora em Gestão Ambiental, de Qualidade e Segurança.

Antônio Martins de Oliveira Junior, Universidade Federal de Sergipe

Engenheiro Químico (1993, Universidade Federal de Sergipe), mestre (1995) e doutor (2006) em Engenharia Química (COPPE/Universidade Federal do Rio de Janeiro), especialização em Administração Universitária (UEL-2001) com estágio na Universidade de Tucson (EUA), além de capacitações em inovação, patentes e transferência de tecnologia. Atualmente, coordena o Centro de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS(NIT/UFS-CINTTEC) com atuação principal no gerenciamento da política de inovação e propriedade intelectual da UFS. Possui experiência industrial, acadêmica e administrativa. Professor Associado da Universidade Federal de Sergipe (UFS) com atuação no curso de graduação em Engenharia de Alimentos e do Programa de Pós Graduação em Engenharia Química e Ciência da Propriedade Intelectual. Atua nas áreas de Engenharia de Alimentos e Química, biotecnologia, gestão da inovação, transferência de tecnologia e prospecção tecnológica. Possui parceria com a Universidade Politécnica de Madrid na temática de Gestão da Inovação e ação conjunta com empresas na modalidade de Segredo Industrial, para transferência de conhecimento (know-how) com foco na otimização e desenvolvimento de novos produtos/processos. É inventor de 5 patentes solicitadas no Brasil, um software (sistema Web), além de três marcas registradas. Desenvolveu tecnologias que já são inovações tecnológicas utilizadas pelas empresas AMBEV, Ciquine e Polibrasil. Atua na extensão tecnológica, e já possui mais de 20 projetos executados que atingiu mais de 2000 pessoas. Possui experiência na coordenação de projetos individuais, institucionais e em redes acadêmicas e universidade-empresa. Desde 2015 coordena os Laboratórios multiusuários de Inovação em Secagem (LIS), Laboratório de Engenharia de Alimentos e Inovação (LEAI) e Laboratório Integrado de Modelagem e Otimização de Processos (LIMOP). É autor/organizador de mais de 80 artigos, 4 livros, 12 capítulos de livros. Orientou/coorientou três doutores, 18 mestres, 40 alunos de iniciação científica (IC) e 25 alunos de iniciação em desenvolvimento tecnológico (ITI), além de 1 supervisão de pós-doutorado. Participou/coordenou elaboração/revisão de projetos pedagógicos de cursos de graduação, pós-graduação lato e stricto-sensu na UFS, UFAl e UNIT. Já participou de diversos colegiados, comitês e conselhos dentro e fora da universidade, a atualmente é o coordenador da Câmara Básica de Tecnologia e Inovação da FAPITEC-SE além de Membro do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES/INEP). Exerceu cargo de pró-reitor de graduação e acadêmico, além de subchefe e chefe do Departamento de Tecnologia de Alimentos da UFS e gerencia o Programa de Bolsas de Iniciação Tecnológica (PIBITI) da UFS desde 2018. 

Downloads

Publicado

2020-12-02