Cidades inteligentes como proposta de desenvolvimento local: uma análise conceitual para a cidade de Campina Grande/PB

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0020

Palavras-chave:

Cidades inteligentes, Urbanização, Sustentabilidade

Resumo

do espaço urbano, é o modelo de Cidades Inteligentes - SmartCities. Estas visam o uso racional dos recursos naturais utilizando, da melhor forma possível, as inovações tecnológicas. Dessa forma, esse estudo objetiva analisar conceitualmente o crescimento e desenvolvimento urbano, abordando o planejamento urbano e a organização espacial, assim como, a proposta de inserção de Smart City, na Cidade de Campina Grande, PB.  O método utilizado no estudo, baseia-se em pesquisas bibliográficas, de autores conceituados, como também, respalda-se em informações coletadas em meios midiáticos (jornais e sites locais). Destaca-se que Campina Grande é um dos espaços urbanos que sedia um protótipo da Cidade Inteligente, tendo sido escolhida por deter potencial no âmbito tecnológico e na economia regional. Contudo, para se alcançar os pilares do desenvolvimento sustentável local e para se ter êxito na aplicação da Smart City, é necessário a obtenção de uma Gestão urbana eficaz, englobando diversos aspectos de conjuntura política, social, econômica e ambiental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Fagundes Gomes da Silva, Universidade Federal de Campina Grande

Economista Formado pela Universidade Regional do Cariri ? URCA, Mestre em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande ? UFCG, Cursando Doutorado em Economia Política Mundial pela Universidade Federal do ABC e MBA em Finanças e Banking Pela Faculdade Metropolitana Unida ? FMU. Atualmente presto serviços como Analista no mercado Financeiro e de tecnologia, atendendo as normatizações estabelecidas pelo Banco Central ? BACEN. Em paralelo, realizo consultorias voltadas para criação e implementação de projetos de investimentos/plano de negócio e disponibilizo cursos em plataformas online sobre formação acadêmica, mercado de trabalho, desenvolvimento econômico, qualidade de vida, meio ambiente, entre outros.

Ane Caroline Rodrigues Leite, Universidade Federal do Cariri

É mestre em Desenvolvimento Regional Sustentável, pela Universidade Federal do Cariri (2018), especialista em Gestão Pública pela Universidade Estadual do Ceará (2019), com graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Regional do Cariri (2016). Atualmente é aluna do curso de Administração Pública da UFCA e está cursando Gestão Financeira e Controladoria (lato sensu) pela FAVENI. Sua área de interesse atual se estende aos estudos urbanos e regionais, habitação pública e sustentabilidade social. No momento, está exercendo a função de Coordenadora do Centro de Referência à Assistência Social (CRAS) de Mauriti-Ceará.

Helena Maria da Conceição de Araújo, Universidade Federal de Campina Grande

Atualmente, doutoranda pelo Centro de Tecnologia e Recursos Naturais. Graduada em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (2015), Especialista em Análise Regional e Ensino de Geografia pelo Departamento de Geografia da Universidade Federal de Campina Grande (2017) e Mestra em Recursos Naturais, pelo Centro de Tecnologia e Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande (2019). Tem experiência e atuação nas áreas de espaço urbano, meio ambiente, desenvolvimento sustentável local, áreas de risco geoambiental entre outros.

Raiff dos Santos Silva, Faculdade Estácio de João Pessoa

Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade Maurício de Nassau - Campina Grande (2017), atualmente Pós graduando em Engenharia de Software pela Faculdade Estácio de Sá. Atua como desenvolvedor Mobile Android utilizando Java, desenvolvimento Web Fullstack utilizando PHP7, JavaScript, MYSQL e Frameworks Laravel, Jquery e Bootstrap.

Downloads

Publicado

2021-03-22