Qualidade de vida entre docentes do ensino superior: contribuições para a promoção da saúde do trabalhador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.002.0004

Palavras-chave:

Docentes, Ensino Superior, Qualidade de Vida, Questionário SF-36, Trabalho Docente

Resumo

Para compreender o nível de qualidade de vida de um indivíduo, faz-se necessário conhecê-lo em sua totalidade, avaliando fatores internos e externos que atuam sobre o sujeito. Neste sentido, a variável trabalho exerce grande influência, pois em alguns casos relaciona-se intrinsicamente com a identidade do ser, como ocorre no trabalho docente. Este estudo observacional, descritivo, de corte transversal e abordagem quantitativa, teve como objetivo identificar o nível de qualidade de vida de docentes de diferentes modalidades de ensino. A amostra foi composta por 79 professores de uma instituição de ensino superior privada localizada em Valença/RJ que responderam a um questionário composto por duas partes: caracterização dos respondentes e identificação do nível de qualidade de vida, este obtido por meio do instrumento genérico de avaliação da qualidade de vida SF-36, dividido em oito domínios. Para análise dos dados, utilizou-se a estatística descritiva, com determinação de frequência, média e desvio padrão e os resultados apresentados por meio de gráficos e tabelas. Observou-se que os docentes que atuam na modalidade presencial e EaD possuem os domínios Capacidade Funcional, Limitações por Aspectos Físicos, Dor, Estado Geral de Saúde e Vitalidade com médias superiores àqueles que lecionam exclusivamente na modalidade presencial, os quais, por sua vez, apresentaram os fatores Aspectos Sociais, Limitações por Aspectos Emocionais e Saúde Mental com valores de médias superiores quando comparado os dois grupos. Diante dos resultados, a instituição deve desenvolver e aplicar ações que potencializem a qualidade de vida desses profissionais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio Cesar da Silva, Centro Universitário de Valença

Tutor presencial na área de gestão no Centro Universitário de Valença - UNIFAA. Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia (PPGE), da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Pós-graduado em Gestão Estratégica em Pessoas pela Faculdade da Região Serrana - FARESE. Graduado em Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos pelo UNIFAA na condição de bolsista do Programa Universidade para Todos (PROUNI), do Governo Federal. Bolsista do Programa Ciências Sem Fronteiras, do Governo Federal, no período de agosto de 2013 a dezembro de 2015, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Membro do Grupo de Pesquisa Gestão Estratégica de Pessoas & Organizações, da UFRRJ. Interesse de pesquisa nas áreas de Gestão de Pessoas, Estratégias Organizacionais, Educação Tecnológica e Ensino a Distância (EaD). 

Carlos Antonio da Silva Carvalho, Centro Universitário de Valença

Doutorando em Educação na Universidade Católica de Petrópolis (UCP). Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense/UFF, MBA em Organizações e Estratégia (UFF), MBA em Gestão de Recursos Humanos (Universidade Gama Filho/UGF), MBA em Marketing (UGF) e Graduação em Administração (UGF). Atuação como profissional de Gestão de Pessoas. Professor e Coordenador nos Cursos de Administração; Tecnólogos em Gestão de Recursos Humanos, Empreendedorismo e Gestão Comercial. Coordenador de Pós-Graduação na área de Gestão. Conteudista, Professor e Tutor em cursos de graduação EaD. Atuação como membro da CIPA (empregador e empregado) e da CPA (docente e presidente). Avaliador do Sinaes/MEC (Portaria nº 365, 01/06/2020). Principais disciplinas lecionadas: Gestão de Pessoas, Comportamento Organizacional, Gestão do Conhecimento, Cargos e Salários, Benefícios, Avaliação de Desempenho, Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional, Planejamento Estratégico de RH, Empreendedorismo, Metodologia da Pesquisa, Estágio Supervisionado e TCC.

Downloads

Publicado

2021-03-22