Gestão da cadeia de suprimentos de empresas metalmecânicas do estado de Minas Gerais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0023

Palavras-chave:

Gestão da Cadeia de Suprimento, Diferencial Competitivo, Desempenho organizacional

Resumo

A gestão da cadeia de suprimentos (GCS) é uma vertente da administração muito complexa de se controlar, pois, em geral, deve-se gerir pessoas, produtos, serviços, informações, instalações, produção, centros de distribuição, relação com fornecedores e relação com clientes. Além disso, a cadeia também está inserida em vários outros ambientes sistêmicos. Desta forma, o objetivo deste estudo é analisar o impacto das práticas de GCS sobre o diferencial competitivo e o desempenho organizacional. Mediante a capacidade das empresas integrarem à suas redes de relacionamentos comerciais levanta-se o seguinte problema: Qual o impacto das práticas de GCS sobre o diferencial competitivo e o desempenho organizacional? Para responder a pergunta, foi estudado o contexto das empresas metalmecânicas do estado de Minas Gerais. A pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem quantitativa, utilizando a Modelagem de Equações Estruturais como procedimento técnico de análise através de coletas de dados tipo survey. Os dados do estudo foram colhidos a partir de 269 empresas para testar três hipóteses. Os resultados de correlação indicam que os níveis mais altos de práticas de GCS podem levar ao diferencial competitivo melhor, mas estas mesmas práticas não impactam diretamente sobre o desempenho organizacional. Além disso, as correlações indicam que o diferencial competitivo tem um impacto direto e positivo sobre o desempenho organizacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eliane Santos Vargas, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutoranda em Administração (2020) UFRJ, Mestre em Administração (2018) CEFETMG, possui graduação em Administração (2009) e Ciências Contábeis (2010) pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, pós graduação lato sensu em Gestão Ambiental (2014), Gestão Pública Municipal (2014) e Gestão Pública (2016) pela Universidade Federal de Viçosa, Gestão da Educação Pública pela Universidade Federal de SP e Gestão da Saúde Pública pela Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de tesouraria pública e fiscalização de tributos municipais.

Elisangela Martins de Sá, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutorado em engenharia de produção na área de concentração otimização de sistemas logísticos e de grande porte pela UFMG (2015). Mestrado em Engenharia de Produção na área de concentração produção e logística pela UFMG (2011). Bacharelado em Matemática Computacional pela UFMG (2008). Pós-doutorado no departamento de engenharia de produção da UFSCar com foco em problemas de localização e desenho de redes de concentradores e otimização robusta. Nos últimos anos, tem se dedicado a problemas voltados ao desenho de redes logísticas, bem como, métodos de decomposição, tais como, decomposição de Benders e outer approximation.

Downloads

Publicado

2020-12-02