Cultura cidadã no Brasil: aproximações entre educação fiscal e gestão social

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0020

Palavras-chave:

Educação fiscal, Gestão social, Política pública, Cidadania

Resumo

Gestão Social e Educação Fiscal são temas recentes que problematizam a questão da cidadania como instrumento regulador da relação Estado e sociedade, a partir de um processo de formação cultural, voltado à conscientização dos cidadãos. Assim sendo, o objetivo deste artigo é discutir a aproximação dos temas educação fiscal e gestão social, baseado na perspectiva de construção da cultura cidadã no Brasil. Para isso, realizou-se uma análise crítica em aportes teóricos de trabalhos publicados a respeito dos temas, na forma de uma revisão narrativa, com o intuito de melhor apresentar as discussões sobre as matérias.  Inicialmente, apresenta-se um resgate histórico do processo de formação do Estado brasileiro, com maior enfoque para as questões político-sociais. Em seguida, aborda-se a influência internacional na construção da cultura cidadã do país, os principais conceitos de cultura política, social e cidadã, além das transformações sociais e populacionais ocorridas no Brasil, desde a colonização portuguesa. Após, expõe-se as principais aproximações e características comuns que tornam a educação fiscal e a gestão social, políticas com forte poder de transformação da sociedade, enfatizando que o somatório da educação fiscal com a gestão social alimenta a esperança por dias melhores, já que possuem a participação popular (cidadão) como a principal estratégia de mudança social no país.

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Biografia do Autor

Rodrigo José Lima Almeida, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Mestre em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB. Especialista em Gestão Pública pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Graduado em Administração pela Fundação Visconde de Cairu - FAVIC. Servidor Público da carreira de Gestores Públicos do Estado do Tocantins. Atualmente, exerce o cargo de Diretor da Escola de Gestão Fazendária Antônio Propício de Aguiar Franco. 

Isnaya Almeida Brandão Lima, Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos

Mestra em Ensino em Ciência e Saúde pela Universidade Federal do Tocantins (2017-2020). Especialista em Metodologias Ativas e Práticas Inovadoras pela FAHESA/ITPAC Palmas (2018-2020). Especialista em Regulação em Saúde no SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP/HSL (2017). Especialista em Preceptoria no SUS pelo Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa - IEP/HSL (2015-2016). Especialista em Prótese Dentária pela Faculdade de Tecnologia de Sete Lagoas - FACSETE- MG (2013). Especialista em Saúde da Família com Ênfase na Implantação das Linhas de Cuidado pela Escola Estadual de Saúde Pública Professor Francisco Peixoto de Magalhães Netto - EESP - BA (2012). Graduada em Odontologia pela Faculdade de Odontologia da Universidade Federal da Bahia - FOUFBA (2007). Atualmente é servidora pública, ocupando o cargo de Analista em Saúde- Odontóloga na Prefeitura Municipal de Palmas - TO, onde atua como cirurgiã-dentista da Estratégia Saúde da família, e professora do ITPAC Palmas, do Grupo Afya.

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Publicado

2020-12-02