Planejamento estratégico aplicado ao processo de desenvolvimento sustentável no perímetro irrigado no município de Pau dos Ferros/RN

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0019

Palavras-chave:

Desenvolvimento Sustentável, Diagnóstico Rápido Participativo, Fortalezas-Oportunidades-Fraquezas, Ameaças – FOFA

Resumo

O presente trabalho investiga as forças potencializadoras e as diferentes problemáticas que interferem no processo de desenvolvimento sustentável do Perímetro Irrigado – PI de Pau dos Ferros-RN. Para identificar as informações, utilizou-se o Diagnóstico Rápido Participativo – (DRP). O DRP é um conjunto de técnicas e ferramentas que permite que as comunidades façam o seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a auto gerenciar o seu planejamento e desenvolvimento. Para sistematizar as informações do DRP utilizou-se o modelo Fortaleza-Oportunidade-Fraqueza-Ameaça (F-O-F-A). Não há registros sobre a origem do modelo, porém sua criação é creditada a dois professores de Harvard Business School, tem como fundamento o princípio da organização e sistematização dos fatores internos (Fortalezas e Fraquezas) e externos (Oportunidades e Ameaças). Como forma de alcançar tal objetivo, selecionou-se, através de entrevistas com atores sociais, os aspectos socioeconômicos e ambientais que estão diretamente relacionados ao processo de planejamento do PI. Posteriormente, foram elencadas algumas potencialidades e problemáticas para os aspectos socioeconômicos e ambientais. As potencialidades indicam que pode ser controladas pelos dirigentes e líderes local, e as problemáticas mostram que há possibilidade de controlar por meio de um planejamento adequado. As entrevistas com os atores sociais mostraram a percepção dos aspectos socioeconômicos e ambientais, sugerindo que eles detectassem quais os fatores eram mais importante. Os resultados obtidos mostraram que o processo de planejamento participativo é essencial para as tomadas de decisões do Perímetro Irrigado. Por fim, foi construído o modelo socioeconômico e ambiental F-O-F-A, levando em consideração os resultados das entrevistas com os atores sociais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stênio Maia Estevam, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (PLANDITES/UERN). Bacharel em Ciências Econômicas (UERN). Pesquisador do Núcleo de Estudos de Geografia Agrária e Regional - NuGAR e do Núcleo de Estudos Organizacionais do Alto Oeste Potiguar - NEOP. Atualmente desenvolve pesquisas na área de Economia e Geografia agrária, com ênfase nos seguintes temas: Planejamento Estratégico e Sustentabilidade, Dinâmicas Econômicas e Territoriais no Semiárido, Espaço Agrário, Desenvolvimento Rural e Territorial, Políticas Públicas, Metodologia Participativa e Gestão Comunitária.

Anailza Feitoza dos Santos Monteiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Tem formação acadêmica na área de Administração de empresas. Pós-graduada em Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional (Especialista). Mestra em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido. Doutoranda em Estudos Urbanos e Regionais (UFRN). Tem experiência em Gestão Escolar, Gestão de Pessoas, Desenvolvimento gerencial, Competências profissionais e Consultoria Empresarial. Desenvolve Pesquisas voltadas para os temas: Mercado de Trabalho, Informalidade, emprego e Renda. 

Douglas da Silva Araújo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestre em Direito Constitucional pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professor universitário. Especialista em Criminologia e Segurança Pública pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (2013). Coordenador do projeto de pesquisa intitulado: A violência doméstica contra a mulher no município de Natal/RN. Membro da base de pesquisa Direito e Desenvolvimento (PPGD/UFRN) e do grupo de pesquisa Violência, Trabalho e Ilegalismos (PPEUR/UFRN). Tem experiência na área de Direito Penal e Direitos Humanos, com ênfase em estudos sobre violência contra a mulher. Atualmente, desenvolve pesquisas sobre proteção de dados pessoais, geografia do crime e violência urbana.

Downloads

Publicado

2020-10-05