O índice de mortalidade das startups brasileiras e a necessidade de políticas públicas para o ecossistema empreendedor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0012

Palavras-chave:

Políticas públicas, Incubadoras de empresas, Empreendedorismo, Startups

Resumo

O setor empresarial, em seus diversos nichos de atuação, constitui o mais importante pilar para sustentação econômica e social de qualquer nação, e apresenta, como grande desafio, a necessidade de planejamento para o sucesso no processo de inserção no mercado, esta ausência tem, como um dos principais reflexos, a alta taxa de mortalidade de empreendimentos nos primeiros meses. Isso tanto pode ocorrer em razão da inviabilidade do empreendimento quanto em decorrência da ausência de um planejamento que considere todas as variáveis e condicionantes para o sucesso e sustentabilidade dos empreendimentos. Neste sentido, é necessária a modernização da legislação empresarial brasileira, priorizando novas perspectivas para o planejamento, a exemplo das incubadoras, que se constituem como espaços importantes na colaboração com o processo de planejamento estratégico de empresas que querem se inserir no mercado com riscos mínimos de insucesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Iago Ervelee da Silva Lima, Universidade Estadual de Santa Cruz

O autor atualmente cursa o 6° semestre de Administração na Universidade Estadual de Santa Cruz no estado da Bahia; O autor atuou na empresa Cia Júnior Consultoria como Trainee em 2017 e posteriormente como Consultor em 2018. Atualmente é estagiário da Broto -Incubadora de Biotecnologia da UESC/UEFS

Alfredo Dib, Universidade Estadual de Santa Cruz

Bacharel em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP) (1990), e em Administración y Dirección de Empresas pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha (UCM/Espanha) (2008). Mestre em Administração pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998). Doutor em Educação, ênfase em Didáctica y Organización Escolar, pela Universidade Complutense de Madrid, Espanha (2011, Sobresaliente cum Lauden e Menção Doctor Europeo) reconhecido pela Universidade de São Paulo (USP). Doutor em Economia pela Universidade do Porto, Portugal (FEP/UP) (2011, nota 10 por unanimidade e em Cotutela). Pós-Doutorado, Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), no Mestrado Acadêmico Strictu Senso do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), com ênfase em Educação Financeira, 09/2017-08/2018. Desde 09/2018 é professor contrato no quadro permanente da Universidade Estadual de Santa Cruz, (UESC), no Departamento de Ciências Administrativas e Contábeis (DCAC), na área de Administração Financeira e Orçamentária. Coordenador do Profint ponto Focal UESC, Mestrado Profissional Strictu Senso do Programa de Pós-Graduação em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação 2019-2021. Membro da Comissão Organizadora do XVIII Encontro Baiano Educação Matemática. Experiência na área empresarial e de consultoria. Prêmio Professor Sérgio Escorsim, melhor artigo científico na categoria Gestão Financeira e Governança Corporativa com o trabalho: Beyond Budgeting: perspectivas e desafios no planejamento financeiro? Congresso Internacional de Administração: gestão estratégica da crise à oportunidade, 2016.

Helen Morais de Albuquerque, Universidade do Norte do Paraná

Atualmente é gerente administrativo no Posto de Serviços Dom Eduardo. Atuou como bolsista na modalidades Iniciação Científica Tecnológica e Iniciação Científica Voluntária, com vinculo CNPq e UESC, estagiou na BROTO Incubadora de Biotecnologia. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Engenharia de Produção, atuando principalmente nos seguintes temas: inovação, chocolate e agroindústria. Possui os cursos: Técnico em agroindústria pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano; Técnico em automação industrial pelo SENAI/FIEB; Graduação Bacharelado em Engenharia de Produção pela Universidade Estadual de Santa Cruz; Especialista em Propriedade Intelectual pela Universidade do Norte do Paraná; Mestranda em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia pelo programa PROFNIT, ponto focal vinculado a Universidade Estadual de Santa Cruz.

Downloads

Publicado

2020-10-05