Inovação tecnológica e empreendedorismo: representação no contexto brasileiro entre os anos 2011 a 2019

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2021.001.0001

Palavras-chave:

Brasil, Desenvolvimento, Tecnologia, Novidade

Resumo

Inovação tecnológica e empreendedorismo tem sido temas em evidência, sendo assim muito discutido na contemporaneidade, em meios científicos, políticos e empresariais. Embora são conceitos diferentes, sugere-se a existência de uma relação entre eles. Assim, na tentativa de verificar a existência dessa associação, o presente estudo realizou uma pesquisa qualitativa e exploratória, que se utilizou de dados quantitativos. Os resultados mostram crescimento significativo aos longos dos anos verificados com enfoque para a P&D.  Houve também o aumento da atividade inovadora nas indústrias e do comércio também, o que é positivo para os pequenos negócios. A pesquisa ressalta também que os termos empreendedorismo e inovação, embora tenham alguma proximidade, expressam conceitos diferentes. O empreendedorismo consiste no processo por meio do qual indivíduos transformam ideias em oportunidades, a fim de gerar riqueza. A inovação, por sua vez, é o processo por meio do qual novos produtos e serviços ou processos são implementados; também visa à continuidade do negócio e a geração de receita chave para o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento. Assim, a novidade necessária à inovação consiste na principal diferença entre os termos. Com isso, nem todos os empreendedores são inovadores, como destacado por alguns conceitos referentes ao empreendedorismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ranieldo Barreiras Barbosa Souza, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Mestre em Ciências Ambientais - PPGCA pela Universidade Federal do Oeste da Bahia - UFOB. Possui graduação em Ciências Contábeis. É servidor do Governo do Estado da Bahia. Tem experiência na área de Segurança Contra Incêndio, com ênfase em Segurança Pública. Atualmente pesquisa sobre conversação e práticas extrativistas no Bioma Cerrado, principalmente com a espécie Caryocar Brasiliense Camb, Caryocar Coriaceum e Caryocar Cuneatum Wittim na região Oeste da Bahia. 

Antonio José da Silva Filho, Universidade Federal do Oeste da Bahia

Possui graduação em Administração pela FATERN GAMA FILHO(2011) e ensino-medio-segundo-graupela ESCOLA POLIVALENTE DE ABREU E LIMA(1999). Atualmente é Coordenador Administrativo do Centro de Profissionalização e Educação de Pernambuco Ltda.. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Downloads

Publicado

2020-12-02