Ativos biológicos: evidenciação e conformidade ao CPC 29 em empresas listadas na B3

Autores

DOI:

https://doi.org/10.6008/CBPC2179-684X.2020.004.0018

Palavras-chave:

Ativos Biológicos, Valor Justo, CPC 29

Resumo

O estudo tem por objetivo analisar o nível de atendimento e conformidade na evidenciação do CPC 29 pelas empresas listadas na B3. Metodologicamente a pesquisa é de caráter descritivo, com análise documental e de cunho qualitativo. A coleta dos dados considerou as notas explicativas de empresas listadas na B3, que evidenciaram saldos de ativos biológicos em suas demonstrações contábeis nos anos de 2017 e 2018, um checklist foi aplicado para a amostra composta por 18 empresas, a partir de 17 critérios de análise. A análise evidenciou que o atendimento aos critérios do CPC 29 pelas empresas da amostra, atingiu 52,61% de conformidade em relação ao atendimento ao checklist aplicado, 88,89% das empresas, apresentaram informações qualitativas ou quantitativas de seus ativos biológicos. A empresa que melhor atendeu as conformidades do CPC 29 foi a Celulose Irani S.A., com índice de conformidade de 81,25% dos itens do checklist evidenciados. Dentre as 18 empresas da análise, 5 delas evidenciam seus ativos pelo valor justo considerando o mercado ativo, 11 delas realizaram abordagem pelo valor justo, considerando o fluxo de caixa, 7 utilizaram a abordagem pelo método de custo histórico, sendo que apenas 2 delas tem 100% de seus ativos biológicos mensurados a custo histórico. De forma geral, os resultados destacam os critérios de evidenciação dos ativos biológicos em relação à normativa CPC 29 e as especificidades da avaliação pelo valor justo, quer pelo critério de mercado ativo ou fluxo de caixa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nathaniel Antônio Mazetto, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Possui ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro(2008)

Silvana Dalmutt Kruger, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Doutora em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC, 2017), Mestra em Contabilidade pela UFSC (2012), Especialista em Contabilidade Gerencial Estratégica (2010) e em Gerência da Qualidade dos Serviços Contábeis (2002), Graduada em Ciências Contábeis pela Fundeste (2000). Professora do Programa de Mestrado em Ciências Contábeis e Administração da Unochapecó. Com experiência profissional nas áreas Administrativa, Gerencial e Gestão acadêmica. Atuante na graduação de Ciências Contábeis, e em cursos de pós-graduação lato sensu em disciplinas de Contabilidade Gerencial, Controladoria, Responsabilidade Social Corporativa, Sustentabilidade, Contabilidade Societária com ênfase em Ativos Biológicos, Contabilidade de Negócios Agroindustriais e Projeto de Pesquisa. Avaliadora de artigos científicos. Participante dos Grupos de Pesquisa Controle de Gestão e Desenvolvimento e do Grupo Contabilidade, Organizações e Sociedade (Unochapecó). 

Daniela Di Domenico, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Possui Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) (2010). Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Regional de Blumenau (FURB) (2012). Especialista em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pelo Centro Universitário Internacional (2016). Contadora CRC/SC. Atualmente é Professora Titular na Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ). Coordenadora do Curso de Graduação de Ciências Contábeis (UNOCHAPECÓ). Tem experiência na área da Contabilidade, com ênfase em Contabilidade e Gestão Ambiental, atuando principalmente nas seguintes áreas: Responsabilidade Socioambiental, Contabilidade da Gestão Ambiental, Contabilidade Internacional e Indicadores de Desempenho. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Controle de Gestão e Desenvolvimento (UNOCHAPECO) e no Grupo Contabilidade, Organizações e Sociedade (UNOCHAPECÓ). 

Diones Kleinibing Bugalho, Universidade Comunitária da Região de Chapecó

Mestrando em Ciências Contábeis e Administração - PPGCCA UNOCHAPECÓ Graduação em Ciências Contabéis pela Faculdade Mater Dei (2016) e graduação em Administração pela Faculdade de Ampére (2011). Especializações em: Controladoria e Auditoria; Gestão e Docência do Ensino Superior; MBA em Gestão de Projetos; Experiência profissional como: Planejamento e Controle de Produção em Indústria Moveleira, Analista Administrativo em Indústria Metalúrgica. Analista de Requisitos e Testes de Software Fiscal, Contábil e Patrimonial. Experiência como PO - Product Owner no Desenvolvimento de Software ERP WEB; Professor do Ensino Superior nas disciplinas de Contabilidade e Planejamento Tributário, Contabilidade Internacional, Contabilidade Societária I, Tópicos Especiais em Contabilidade, Práticas de Departamento Fiscal e Societário, Práticas de Departamento Pessoal, Práticas de Departamento Contábil, e Práticas de Contabilidade Gerencial;

Francieli Morlin Bugalho, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestranda em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Membro do Núcleo de Pesquisa em Controladoria (NUPECON). Especialista em Avaliação do Ensino e da Aprendizagem: Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE). Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade Mater Dei e Técnica em Contabilidade pela Escola Profissionalizante ESSEI.

Downloads

Publicado

2020-08-24